Pessoas

ABEEólica implementa novo modelo de governança

Com pouco mais de 10 anos de existência, a ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que congrega e representa o setor eólico no País, atravessa um momento único em sua história. Após realização de Assembléia Geral, realizada no último dia 25 de abril, a Associ

Redação
26/04/2012 16:30
Visualizações: 199
Com pouco mais de 10 anos de existência, a ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica, instituição que congrega e representa o setor eólico no País, atravessa um momento único em sua história. Após realização de Assembléia Geral, realizada no último dia 25 de abril, a Associação termina o processo de implementação de um novo modelo de governança, com a configuração de um novo Conselho de Administração, presidido pelo executivo Otavio Silveira, diretor presidente da Galvão Energia.

 

Baseado no conceito de gestão profissional, o novo formato de governança é composto por um presidente-executivo, na figura de Elbia Melo, um diretor executivo, função desempenhada por Pedro Perrelli, e um Conselho de Administração formado por 25 membros, oriundos de empresas associadas. Esse Conselho será presidido por Otavio Silveira, apoiado por um grupo de oito vice-presidentes, composto por Lauro Fiúza Junior, Ricardo Simões, Rosana Santos, Laura Porto, Renato Amaral, Eduardo Lopes, Pedro Cavalcanti e Paulo Celso, e dezesseis Conselheiros sem designação específica.

 

“Concomitante ao exponencial crescimento do setor eólico, a ABEEólica também vivenciou essa evolução. Hoje temos 94 associados, enquanto que em 2007 tínhamos somente sete associados, um reflexo concreto do crescimento do setor eólico em nosso País. Diante dessa evolução e da necessidade em trabalhar de maneira mais dedicada aos associados, o modelo de governança atual, composto por 14 Diretores, sendo todos eles ligados à empresas investidoras, precisava ser modificado. Tornou-se uma necessidade a implantação de um modelo de gestão com funções especificas e exclusivas”, destaca o então presidente da ABEEólica, Ricardo Simões. O executivo tem seu mandato de dois anos encerrado neste mês de abril e será substituído por Otavio da Silveira, eleito presidente do Conselho.

 

O novo Conselho de Administração tem papel fundamental e estratégico na tomada de decisões. Dentre suas atribuições estão o estabelecimento das formas de atuação da ABEEólica perante seus diferentes públicos; definição de políticas, planos, metas, estratégias e diretrizes de desempenho da instituição e manifestação sobre os assuntos de interesse da indústria e do mercado de energia eólica no país e no exterior. 

 

A profissionalização da ABEEólica começou na gestão de Lauro Fiúza, entre os anos de 2008 e 2010, e a implementação do novo formato de governança teve início em setembro de 2011, com a nomeação da presidente executiva, Elbia Melo. “Agora, com a eleição de um novo Conselho de Administração consolida-se a implantação de um modelo que privilegia o profissionalismo, com a formação de uma diretoria executiva com dedicação exclusiva, orientada e apoiada por um conselho formado por associados. É com grande satisfação que assumo a presidência do Conselho de Administração da ABEEólica, uma instituição que representa de forma séria e ética o setor eólico” destaca o novo presidente do Conselho, Otavio Silveira. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19