Brasil Wind Power 2010

ABEEólica, Abragel, Instituto Totum e CCEE assinam acordo de cooperação

Redação/Assessoria CCEE
31/08/2016 15:33
Visualizações: 180

A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), o Instituto Totum e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE celebram um acordo de cooperação, visando dar maior robustez ao Certificado e Selo de Energia Renovável. A assinatura aconteceu durante o Brazil Windpower 2016 que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

De acordo com este compromisso assumido entre as partes, a CCEE passará a apoiar o processo de certificação sempre que for necessária a verificação dos dados de geração de energia proveniente de fontes renováveis. A confirmação e a certificação digital dos dados de fonte independente estão de acordo com as melhores práticas adotadas pelos certificadores internacionais. Importante mencionar, ainda, que esta credibilidade é fundamental e cumpre requisitos do acordo também assinado nesta quarta-feira com a plataforma mundial de comercialização do IREC.

“A CCEE apoia iniciativas voltadas ao futuro sustentável do mercado de energia elétrica no Brasil. Por isso, acreditamos que o Certificado e o Selo de Energia Renovável incentivam os consumidores a valorizarem este aspecto, agregando valor tanto para o gerador como para o comprador da energia de fontes renováveis”, comenta o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE, Rui Altieri,

“Um dos pilares do Sistema de Certificação de Energia Renovável é a confiabilidade dos dados de geração de energia e a cooperação com a CCEE garante ainda mais credibilidade aos RECs emitidos no Brasil”, explica Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum.

“O Certificado e o Selo de Energia Renovável certamente ganham muito com esse acordo de cooperação, que cumpre ainda diretrizes do IREC para comercialização em sua plataforma, mundialmente utilizada”, explica Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

A presença da CCEE nesse acordo corrobora os dados referentes ao potencial das fontes renováveis no atendimento ao mercado de energia de forma sustentável. Entendemos essa iniciativa como sendo um importante passo na consolidação das fontes de energia limpa, como um pilar do desenvolvimento da sociedade para o futuro, explica Thiago Abreu, gerente executivo da ABRAGEL.

Sobre a ABEEólica

A ABEEólica congrega mais de 100 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.

Sobre a ABRAGEL

A ABRAGEL reúne produtores de energia elétrica limpa e tem como principal objetivo representar suas associadas perante os poderes públicos e órgãos e instituições nacionais e internacionais, defendendo seus direitos, interesses e aspirações.

Sobre o Totum

O Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditoria independente, selos e programas de autoregulamentação, desde 2006, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Ele fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a execução de projetos concebidos para integrar e desenvolver cadeias de negócios através de selos e certificações setoriais

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19