Política

ABDI integra comitiva presidencial aos EUA

O presidente da agência, Mauro Borges Lemos, participa dos debates promovidos nesta segunda-feira (9) sobre parcerias em inovação e competitividade. O objetivo da instituição e seus parceiros é, até 2014, gerar 15 projetos de inovação que conectem organizações brasileiras e norte-american

Redação
09/04/2012 16:16
Visualizações: 145
O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, participa dos debates promovidos nesta segunda-feira (9) sobre parcerias em inovação e competitividade, durante o evento “Brasil-EUA: Parcerias para o Século XXI”, realizado na Câmara de Comércio Americana, em Washington (DC). O seminário, que reúne autoridades e empresários dos dois países, terá o discurso de abertura ministrado pela secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e o de encerramento pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Borges Lemos destaca as oportunidades para iniciativas de inovação conjuntas e a experiência da ABDI com o projeto Diálogo de Inovação Brasil-EUA, executado em parceria com o Council on Competitiveness, dos EUA, e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). “Estamos desenhando o futuro dessa iniciativa, que deve ganhar novos instrumentos, como a realização de workshops para o desenvolvimento de projetos entre empresas dos dois países, o apoio para que tais projetos sejam detalhados pelas empresas, rodadas com investidores e financiadores, dentre outros. Além, é claro, da continuação da série de U.S.-Brazil Innovation Learning Laboratories (Laboratórios de Aprendizagem em Inovação), da qual já participaram mais de 1.200 profissionais, entre empresários, pesquisadores e altos executivos governamentais”, conta ele.

O objetivo da agência e seus parceiros é, até 2014, gerar 15 projetos de inovação que conectem organizações brasileiras e norte-americanas, com o aproveitamento das capacidades técnicas e de negócios e dos recursos disponíveis no Brasil e nos Estados Unidos. “Será uma verdadeira parceria público-privada”, declara Lemos. Durante o evento, o presidente da ABDI anuncia também a realização da 3ª Conferência de Inovação Brasil-EUA, em 2013, no Brasil. A edição anterior da Conferência, ocorrida em 2010, em Washington, reuniu cerca de 450 participantes, entre diretores-presidentes e diretores de Engenharia de empresas como Natura, Braskem, Vale Soluções em Energia, Gerdau, Petrobras, Cisco, Lockheed Martin, entre outras.

“Nos próximos três meses deveremos lançar o cronograma completo do Diálogo de Inovação Brasil-EUA para o período 2012-2014, que incluirá, além da 3ª Conferência de Inovação Brasil-EUA, várias outras atividades que visam identificar oportunidades de projetos conjuntos entre Brasil e Estados Unidos e estruturar sua implantação”, explica o gerente de Assuntos Internacionais da ABDI, Roberto Alvarez.

Também devem participar dos debates sobre parcerias em inovação e competitividade na Câmara de Comércio Americana a presidente do Council on Competitiveness, Deborah Wince-Smith, o subsecretário americano para o Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, Robert D. Hormats, o presidente da Deere & Company, Samuel R. Allen, o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, o presidente da The Dow Chemical, Andrew N. Liveris e o presidente da Ernst & Young, James Turley.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20