Energia

ABB assina contratos para expandir redes de transmissão no Brasil

A empresa vai projetar, fornecer e instalar duas novas subestações de 230/69 kV (kilovolt) em Miramar e Tucurui e uma subestação de 230/138 kV em Nobres para a Eletrobrás Eletronorte. Também irá construir uma nova subestação de 230/138 kV em Umuarama e ampliar a subestação existente de Ca

Redação
23/05/2012 17:11
Visualizações: 139
A ABB assinou contratos de mais de $50 milhões para construir subestações de transmissão de energia no Brasil. Os pedidos foram registrados no primeiro trimestre deste ano.

A empresa vai projetar, fornecer e instalar duas novas subestações de 230/69 kV (kilovolt) em Miramar e Tucurui e uma subestação de 230/138 kV em Nobres para a Eletrobrás Eletronorte. Também irá construir uma nova subestação de 230/138 kV em Umuarama e ampliar a subestação existente de Cascavel Oeste para a Costa Oeste Transmissora de Energia S.A., um consorcio com finalidade especifica formado pela  Copel Transmissão e Eletrobrás Eletrosul, concessionárias que atendem o sul do Brasil.

Em outros dois projetos contratados pela Eletrobrás CHESF, a ABB irá instalar uma nova subestação de 230/69 kV (Teresina III) e vai ampliar outras subestações existentes de 230 kV e 500 kV no nordeste do Brasil.

O fornecimento dos principais produtos para os projetos inclui painéis de distribuição isolados a gás e a ar, transformadores de alta tensão, painéis de média tensão, sistemas auxiliares e cabos. A ABB também vai fornecer o sistema e a automação SCADA (controle de supervisão e aquisição de dados). As subestações vão estar equipadas com o sistema de comunicação aberto compatível com IEC 61850, para permitir o monitoramento remoto e controle de ativos de energia localizados em vários locais. Os projetos têm sua conclusão prevista para até 2013.

"Essas novas subestações e ampliações irão aumentar a capacidade e reforçar a infraestrutura de transmissão e de distribuição do país para ajudar a atender a crescente demanda de eletricidade de consumidores residenciais, industriais e comerciais," disse Brice Koch, responsável pela divisão de Sistemas de Potência da ABB.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13