Pesquisa CNI

65% dos brasileiros concordam com idade mínima para aposentadoria

Pesquisa da CNI mostra crescimento do apoio da população à reforma da Previdência. Maioria acredita que deve haver equiparação do tempo de contribuição para todos os trabalhadores.

Agência CNI de Notícias/Redação
18/05/2016 16:03
Visualizações: 204

Os brasileiros não aceitam pagar mais tributos para manter as regras previdenciárias atuais, aponta a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Previdência, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope Inteligência. Dos entrevistados, 75% preferem mudanças nas regras da aposentadoria para garantir a sustentabilidade do regime. Entre as mudanças apoiadas pela população estão o estabelecimento de uma idade mínima para aposentadorias por tempo de contribuição (65%) e a equiparação das regras para todos os trabalhadores (72%).

A pesquisa mostra que está aumentando o apoio popular para que as aposentadorias aconteçam em idades cada vez mais avançadas. Em 2007, 31% dos entrevistados diziam que os trabalhadores deveriam se aposentar com mais de 55 anos. Na pesquisa atual esse percentual subiu para 48%. A parcela dos que entendem que a aposentadoria deve ocorrer depois dos 60 anos subiu de 8%, em 2007, para 17%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios entre 04 e 07 de dezembro de 2015.

A indústria defende que a reforma do sistema previdenciário, com a criação de uma idade mínima para aposentadorias por tempo de contribuição e de isonomia entre trabalhadores, é decisiva para equilibrar as contas públicas, uma vez que está havendo um envelhecimento da população. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2016, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 75,7 anos, quase seis anos a mais que no início dos anos 2000. Em 2060, deve subir para 81,2 anos.

A aposentadoria precoce contribui para aumentar o rombo. Somando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a previdência dos servidores públicos civis e militares da União, o déficit deve chegar a R$ 200 bilhões em 2016, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). A CNI defende ainda a desvinculação do valor dos benefícios previdenciários do salário mínimo e a diferenciação do piso dos benefícios previdenciários do piso dos benefícios assistenciais.

"A reforma da Previdência Social é necessária para dar sustentabilidade aos benefícios e reduzir a pressão sobre as contas públicas. O envelhecimento da população torna inviável a manutenção das regras atuais. O país precisa enfrentar esse problema para garantir a capacidade do governo de pagar as aposentadorias e pensões para os brasileiros no médio e longo prazos", afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

REGRAS IGUAIS PARA TODOS - Para 60% dos entrevistados, não é justo que alguns grupos se aposentem seguindo regras diferenciadas, como idade menor ou menos anos de contribuição. Atualmente, professores e trabalhadores rurais se aposentam com menos tempo de contribuição. Também há diferença entre o período pago por homens e mulheres. Dos entrevistados, 65% acham que deve haver isonomia do tempo de contribuição dos professores e 50% dizem que trabalhadores do campo devem se aposentar com o mesmo tempo dos funcionários de empresas urbanas. A diferenciação entre profissionais do mesmo sexo também deve ser extinta, na opinião de 62% dos entrevistados homens e de 63% das mulheres perguntadas.

MANTER FATOR PREVIDENCIÁRIO - Aumentou o apoio à existência do fator previdenciário, fórmula utilizada desde 1999 para evitar que as pessoas se aposentem muito cedo. Para 40% dos entrevistados, o valor pago às pessoas que se aposentam mais cedo deve ser menor do que o pago para as pessoas que se aposentam mais tarde. Em 2014, o percentual era menor, de 29%.

A pesquisa mostra ainda que 47% dos entrevistados acreditam que os brasileiros se aposentam mais tarde que os trabalhadores de países desenvolvidos, contra 26% que acreditam que é mais cedo ou com a mesma idade. Outros 27% não souberam ou não responderam. A idade média de aposentadoria dos brasileiros é de 58 anos, enquanto a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 64 anos.

PENSÕES E ASSISTÊNCIA SOCIAL - Entre os entrevistados 68% dizem que o valor das pensões pagas a viúvas e viúvos deveria considerar o número de filhos menores de idade. Apesar de reconhecer que são necessárias mudanças para garantir a sustentabilidade do regime, 69% dos entrevistados concordam com o pagamento de um salário mínimo aos idosos de baixa renda, inclusive para os que nunca contribuíram, como ocorre atualmente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13