Internacional

Preços do petróleo caem 2% com expectativa de alta nos juros dos principais BCs

Reuters, 31/01/2023
31/01/2023 06:39
Visualizações: 1668

Os preços do petróleo caíram 2% nesta segunda-feira (30), ampliando as perdas, já que os aumentos iminentes das taxas de juros pelos principais bancos centrais do mundo pesaram sobre a demanda e as exportações russas permaneceram fortes.

Os investidores esperam que o Federal Reserve dos EUA aumente as taxas em 25 pontos-base na quarta-feira (1º), seguido no dia seguinte por aumentos de meio ponto pelo Banco da Inglaterra e pelo Banco Central Europeu. Qualquer desvio desse roteiro seria um choque.

"Estamos vendo um sentimento de ´recuo do risco´ nas últimas duas semanas com ideias de que taxas de juros mais altas podem desacelerar a demanda mais rapidamente", disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação da BOK Financial.

Os futuros do Brent para entrega em março caíram 1,76 dólar, ou 2,03%, para 84,90 dólares o barril. O petróleo nos EUA (WTI) caiu 1,78 dólar para 77,90 dólares por barril, uma queda de 2,23% -- seu declínio mais acentuado em quase quatro semanas.

O mercado também foi pressionado por indicações de forte oferta russa, apesar da proibição da União Europeia e do teto de preço do G7 imposto por causa da invasão da Ucrânia. Ambos os benchmarks de petróleo registraram na semana passada sua primeira perda semanal em três.

Além das reuniões do banco central, uma reunião na quarta-feira dos principais ministros do grupo Opep+, formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia, também estará em foco.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.