Empresas

WEG comemora lançamento de transformador móvel

O mais recente lançamento WEG já tem destino certo: a AES Sul, em Santa Maria/RS. Segundo a companhia, o Transformador Móvel é a solução simplificada e eficiente quando o assunto é agilidade, flexibilidade, confiabilidade e segurança em atendimentos emergenciais e necessidades programadas em

Da redação
28/08/2007 03:00
Visualizações: 285
O mais recente lançamento WEG já tem destino certo: a AES Sul, em Santa Maria/RS. A AES Sul é a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em 118 municípios das regiões metropolitana e centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. Segundo a WEG, o Transformador Móvel é a solução simplificada e eficiente quando o assunto é agilidade, flexibilidade, confiabilidade e segurança em atendimentos emergenciais e necessidades programadas em energia elétrica.

“A idéia é poder oferecer ao mercado a solução que cada cliente realmente necessite, não somente com aquelas tecnicamente mais complexas, mas também com as mais simples. No início do ano colocamos no mercado as Subestações Móveis, com o primeiro fornecimento para a CEMAT, Centrais Elétricas Matogrossenses. Essa foi uma solução mais complexa, e já comemoramos grandes resultados, pois já despertamos o interesse de diversas outras concessionárias por essa solução. Agora estamos oferecendo também as soluções mais simples, com os Transformadores Móveis”, afirma Alessandro Hernandez, gerente do Centro de Negócios de Subestações da unidade de Energia da WEG.

Hernandez explica que o Transformador Móvel difere da Subestação Móvel por se tratar de uma solução mais simples, pois depende dos equipamentos de manobra da subestação onde irá operar, ou seja, possui proteção, sistema auxiliar CA e CC autônomos, porém não possui os disjuntores à montante e jusante e do transformador. “Em caso de manobra ou ocorrências, a proteção do transformador atua e dispara os disjuntores da própria subestação. Esta dependência aos equipamentos existentes na subestação demanda mais tempo para a colocação em operação, mas pode ser minimizado com um plano de contingência bem elaborado”, explica.

"O Transformador Móvel é um equipamento de reserva indispensável para garantir o fornecimento de energia, caso aconteça uma falha em um dos aproximadamente 80 transformadores de força que AES Sul tem na sua área de concessão. Por serem de múltiplas tensões e espalhadas numa área geográfica muito ampla, este equipamento será fundamental, já que e religável em 138/69 kV e também em 23/13,8 kV. Por ser montado em semi-reboque, sua mobilidade é muito mais rápida do que seria um transformador convencional, que precisa ser desmontado para transporte. A potencia de 30 MVA atende a maioria dos requerimentos da AES Sul", comenta Eduardo Vicente Guerrero, gerente de manutenção da AES Sul.

Este Transformador Móvel WEG é composto por dois transformadores, um de força 30 MVA e um auxiliar 30kVA, combinados com painéis e outros equipamentos de automação, comando e proteção. O equipamento será montado num semi-reboque que totalizará 58 toneladas para o conjunto, com 20 metros de comprimento, 4,4 metros de altura e 3 metros de largura.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20