P&D

V&M do Brasil irá se instalar no Parque Tecnológico do Rio

Denominada Vallourec Research Rio de Janeiro (VRRJ), a empresa terá como foco principal a realização de pesquisas sobre o pré-sal, além da criação de projetos voltados para o desenvolvimento do uso de tubos e produtos tubulares. O contrato entre a multinacional e a UFRJ será assinado hoje (7

Redação
07/10/2011 12:52
V&M do Brasil irá se instalar no Parque Tecnológico do Rio Visualizações: 497
A V&M do Brasil é a mais nova empresa que vai integrar o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão. O contrato entre a multinacional e a UFRJ será assinado hoje (7) no próprio Parque Tecnológico do Rio.

Denominada Vallourec Research Rio de Janeiro (VRRJ), a empresa terá como foco principal a realização de pesquisas sobre o pré-sal, além da criação de projetos voltados para o desenvolvimento do uso de tubos e produtos tubulares com fins estruturais, automobilísticos, de transportes e robótica. Também irá otimizar o modelo energético e tecnologia ambiental. O investimento na nova empresa pode atingir, anualmente, a casa de R$ 3 milhões.

De acordo com Marcelo Ferreira, superintendente de pesquisa e desenvolvimento da V&M do Brasil, a presença da empresa será uma ótima oportunidade de cooperação científico-tecnológica junto a uma universidade de grande expressão nacional. “Vamos estreitar e dinamizar nossa interação com a comunidade científica nacional. Além disso, participaremos efetivamente do desenvolvimento tecnológico do país frente aos desafios do pré-sal e, principalmente, contribuiremos para a formação de recursos humanos”, diz.

Ele acrescenta que, no espaço, também serão realizadas outras atividades como capacitação profissional e treinamentos, por meio da interação de grupos de pesquisa da UFRJ, visando a inserção dos estudantes de pós-graduação no desenvolvimento de pesquisas de interesse mútuo. “Também consideramos o apoio a bolsas de mestrado e doutorado junto ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) em temas específicos, bem como apoio às equipes envolvidas na participação em eventos nacionais e internacionais e publicações técnicas e científicas diversas”, explica.

Com previsão de iniciar as operações no segundo semestre de 2012, o prédio no qual a VRRJ se instalará já está em fase de construção. Serão três pavimentos com infraestrutura laboratorial desenvolvida para atender a pesquisadores, alunos e equipe de apoio.

O Parque Tecnológico do Rio ocupa uma área de 350 mil metros quadrados, e já conta com empresas instaladas no local. Além da VRRJ, também estarão no local Petrobrás, Baker Hughes, FMC Technologies, Halliburton, Tenaris Confab, Usiminas, Schlumberger, BG E&P Brasil Ltda, EMC Computer System Brasil Ltda, Siemens Ltda, entre outras. A ideia é que, até o final de 2014, o parque esteja em completo funcionamento.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13