Refino

Venezuela vende participação na refinaria Lyondell nos EUA

A Tarde / AFP
16/08/2006 03:00
Visualizações: 367

A Venezuela vendeu por US$ 1,314 bilhão a participação na refinaria Lyondell-Citgo LP em Houston, EUA, a sua sócia, Lyondell Chemical Company, anunciou ontem em Caracas o ministro da Energia, Rafael Ramírez.

Lyondell-Citgo LP tem capacidade de refino de 268.000 barris diários de petróleo pesado venezuelano.

Ramírez reafirmou o interesse da Venezuela "em continuar colocando esses volumes de cru no mercado dos Estados Unidos, o que não quer dizer que devamos ser donos das refinarias".

Em entrevista à imprensa, Ramírez explicou que a venda da participação da Citgo, filial nos Estados Unidos da estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA), na refinaria Lyondell foi decidida na sexta-feira passada.

A Citgo possuía, desde 1993, 41,25% das ações dessa refinaria, destinada especialmente a processar o petróleo pesado venezuelano. Também possuía um contrato de fornecimento por 25 anos.

A capacidade de processamento da refinaria Lyondell é de 265.000 barris diários (b/d).

As receitas geradas com a venda da refinaria serão destinadas ao Fundo de Desenvolvimento Nacional, onde se deposita parte das reservas internacionais e os excedentes em divisas da PDVSA.

Os Estados Unidos são o principal mercado para a indústria de petróleo venezuelana, que coloca nesse país 1,5 milhão de b/d de cru e outros, o que representa quase a metade de sua produção.

A refinaria de Lyondell tem capacidade de transformar o cru pesado com alto conteúdo de enxofre, em combustível limpo, em gasolina, diesel de baixo conteúdo de enxofre e combustível JET A1.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20