Exportação

Venezuela reduz oferta de petróleo para Citgo e aumenta fornecimento à russa Rosneft

Reuters, 03/08/2017
03/08/2017 21:49
Visualizações: 392

A estatal venezuelana PDVSA reduziu as vendas de petróleo para sua unidade de refino nos Estados Unidos, Citgo Petroleum, enquanto aumentou o fornecimento para a russa Rosneft, após um plano assinado em maio para recuperar entregas atrasadas, segundo documentos da PDVSA, disseram fontes da companhia e suas joint ventures.

A produção de petróleo da Venezuela tem caído desde 2012, com a queda acelerando neste ano em meio à falta de investimento e atrasos de pagamentos a fornecedores. Quase todos os clientes da PDVSA estão recebendo volumes reduzidos. Isso inclui os Estados Unidos, que receberam menos petróleo venezuelano neste ano.

A PDVSA concordou no plano de recuperação em compensar a Rosneft pelas cargas atrasadas, uma vez que o petróleo está sendo enviado como pagamento a empréstimos.

O ministro do Petróleo da Venezuela disse em um fórum em São Petersburgo em junho que a Rosneft receberia cerca de 70 mil barris por dia como pagamento de um empréstimo de 1,5 bilhão de dólares feito pela PDVSA em 2016. Ele não detalhou o motivo para o acordo de fornecimento.

Dias depois, a Rússia lançou publicamente uma renegociação de empréstimos bilaterais com a Venezuela, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A Câmara de Auditoria russa disse que iria cortar a receita estatal estimada para este ano em quase 1 bilhão de dólares para refletir expectativas de que a Venezuela não faria os pagamentos pontualmente.

"O acordo está ligado ao refinanciamento da dívida. A ideia é recuperar os atrasos reduzindo o número de carregamentos pendentes (para pagar a dívida), disse uma fonte da PDVSA.

A Rosneft e a Citgo não estavam imediatamente disponíveis para comentário.

A Rosneft emprestou entre 4 bilhões e 5 bilhões de dólares à Venezuela nos últimos anos, a maior parte a ser paga com petróleo. Os termos da maior parte dos acordos não foram divulgados, mas renegociações aconteceram nos últimos meses.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13