Internacional

Venezuela está sob racionamento de energia, depois de falha no sistema de abastecimento

Várias cidades da Venezuela estão sob racionamento de energia elétrica, depois de uma falha no sistema de abastecimento da região. Ontem (7) à noite houve um apagão que afetou pelo menos metade do país. O ministro de Energia da Venezuela, Alí Rodríguez Araque, afirmou que o racionamento foi

Agência Brasil
08/04/2011 19:15
Visualizações: 136
Várias cidades da Venezuela estão sob racionamento de energia elétrica, depois de uma falha no sistema de abastecimento da região. Ontem (7) à noite houve um apagão que afetou pelo menos metade do país. O ministro de Energia da Venezuela, Alí Rodríguez Araque, afirmou que o racionamento foi adotado para evitar o agravamento da situação.


Araque disse que as interrupções serão, no máximo, de três horas. Uma falha elétrica gerou o apagão que deixou sem energia as regiões Central e Oeste do país - além de Caracas, o apagão afetou os estados de Vargas, Miranda, Anzoátegui, Arágua, Carabobo, Falcón, Lara, Táchira, Yaracuy e Zúlia.


A falha ocorreu depois que as autoridades advertiram sobre a adoção de medidas para a redução do consumo de energia. Nas últimas semanas, os picos de energia e os súbitos e periódicos apagões se intensificaram em frequência e duração.


Analistas afirmam que os problemas de abastecimento de energia na Venezuela são causados por investimentos insuficientes na área de produção. Os peritos defendem também que em El Guri, a principal barragem do país, persistem falhas e que foram criadas centrais termoelétricas que não podem ser ligadas ao sistema nacional.


A situação levou o país a decretar estado de emergência em fevereiro de 2010, a anunciar  racionamentos no abastecimento e a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, além de multas aos consumidores que não reduzissem o consumo de eletricidade.


O ministro do Transporte e Comunicações da Venezuela, Francisco Garcez, garantiu que o funcionamento do Aeroporto Internacional Simón Bolívar não será afetado. Cerca de 600 bombeiros foram acionados para atender situações de emergência.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19