Gás natural

Venezuela e Rússia iniciam exploração conjunta

Agência Lusa
05/11/2008 04:29
Visualizações: 60

A Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a russa Gazprom, a maior empresa exportadora mundial de gás, vão iniciar operações de exploração conjunta das reservas no Golfo da Venezuela e na costa do Estado Falcón, a oeste de Caracas.

A presidência da República venezuelana revelou em comunicado que a exploração, que deverá se iniciar em a 7 de novembro, faz parte do Projeto Rafael Urdaneta, e deverá se realizar com um barco perfurador russo que deverá chegar à Venezuela nos próximos dias.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, revelou, no último sábado, que Caracas e Moscou previam iniciar, nos próximos dias, a exploração conjunta de gás. “Vamos começar a perfurar 3.000 pés para chegar até o gás natural. Estamos crescendo no nosso mar territorial e ninguém pode vir e explorar as suas riquezas senão conosco”, disse.

Fundada em 1989, a Gazprom é a maior empresa de energia da Rússia e a principal exportadora de gás natural do mundo, controlando 15% das reservas mundiais.

Em 2005, venceu a licitação para trabalhar em Urumaco, no projeto Rafael Urdaneta, que divide a zona de exploração em 29 blocos, 18 no Golfo da Venezuela e 11 nas costas do vizinho Estado de Falcón (ambos a mais de 600 quilômetros a oeste de Caracas), um investimento que ronda os US$ 20 bilhões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19