América do Sul

Venezuela e Argentina integram Repsol-YPF na aliança petrolífera regional

A companhia hispano-argentina obterá novas concessões de óleo na Venezuela e participará da atividade petrolífera do país. A Repsol YPF também dará suporte à PDVSA para a atividades na Argentina.

Redação
03/10/2005 03:00
Visualizações: 19

O presidente da Repsol YPF, Antonio Brufau, fechou um amplo acordo regional na Cúpula Petrolífera, realizada em Brasília, na semana passada, através do qual a companhia hispano-argentina obterá novas concessões de óleo na Venezuela e participará da atividade petrolífera do país. Além disso, a Repsol YPF dará suporte à PDVSA para a atividades na Argentina.

Em virtude do acordo, Repsol YPF e PDVSA constituirão duas sociedades mistas de produção em bacias de alto valor petrolífero na Venezuela. A primeira operará na área petrolífera venezuelana de Barua-Motatán e em outras possíveis áreas. Paralelamente, se constituirá uma sociedade conjunta entre as duas petrolíferas para operar o bloco Junin 7, além de outros blocos na faixa petrolífera de Orinoco, localizada no sudeste da Venezuela e considerada um dos principais reservatórios de óleo pesado e ultra pesado do mundo.

As atividades de suporte à PDVSA constituem-se em uma associação por meio da qual Repsol YPF disponibilizará 10% do petróleo cru produzido nas concessões obtidas na Argentina, além do compromisso da companhia hispano-argentina de veder petróleo e derivados à PDVSA na quantidade que for preciso para dar cobertura às suas necessidades de fornecimento ao mercado argentino. 

Segundo o informe enviado pela assessoria da Repsol YPF, "o acordo selado supõe para a Repsol YPF um importante passo dentro de sua estratégia de crescimento, que contempla a intensificação das suas relações com as companhias nacionais de petróleo nos países onde está presente".

No comunicado a empresa afirma que no caso da Venezuela, permitirá consolidar uma aliança com a empresa estatal petroleira PDVSA, por se tratar de um acordo com estas características constituído nesse país.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19