Empresas

Vendas líquidas da Wärtsilä chegam 1,46 bilhão de euros no quarto trimestre de 2010

A multinacional finlandesa Wärtsilä registrou no quarto trimestre de 2010 vendas líquidas no total de 1,46 bilhão de euros e o fluxo de caixa das atividades operacionais chegou a 171 milhões de euros. A empresa experimenta bom crescimento em território brasileiro, onde os contratos em usinas c

Redação
03/02/2011 13:01
Visualizações: 142
A Wärtsilä, líder global em soluções energéticas para mercados marítimos e de geração de energia, registrou no quarto trimestre de 2010 vendas líquidas no total de 1,46 bilhão de euros e o fluxo de caixa das atividades operacionais chegou a 171 milhões de euros. A multinacional finlandesa experimenta bom crescimento em território brasileiro, onde os contratos em usinas crescem e alavancam serviços em Operação e Manutenção (O&M).

Outro destaque no período foi a área de Ship Power, que recebeu 75% mais encomendas que o ano de 2009, uma recuperação muito mais rápida e significativa do que o previsto. "O ano de 2010 foi de reestruturação e recuperação. A empresa demonstrou sólido desempenho em todas as áreas. Os pedidos de novas embarcações começaram antes do previsto e mais que dobraram se comparados ao ano anterior", declara Ole Johansson, presidente e CEO da multinacional.

As atividades nas áreas de Power Plants e Services também tiveram ótimo desempenho e a demanda permaneceu alta durante todo o ano. Consequentemente, o volume de encomendas cresceu 22%, atingindo 4 bilhões de euros. As vendas líquidas ficaram no patamar esperado somando 4,6 bilhões de euros enquanto a rentabilidade ficou em 10,7%. “Em 2011, a nossa sólida posição nos mercados e nossa eficiente organização de serviços devem permitir operações com margens de até 14%", observa Johansson. A finlandesa espera, ainda, que suas vendas líquidas em 2011 cresçam de 3 a 5%.

Durante o trimestre, a Wärtsilä Ship Power observou um movimento positivo nos mercados da China - responsável por 20% dos navios encomendados, ao lado de Coréia e Brasil, o que garantiu boa parte dos pedidos do grupo.  No Brasil, a empresa fechou o ano com mais um projeto importante para a exploração do pré-sal: um pacote completo de propulsão e automação para quatro gigantescos navios AHTS, que a Siem Consub afretou para a Petrobras.

Cada um dos navios tem quase 300 toneladas de tração estática, alcançadas pelo emprego de um sistema de propulsão híbrida diesel-elétrica e mecânica, próprios para operações em águas ultra-profundas do pré-sal, reboque, manuseio de âncoras e transporte de suprimentos.

O mercado de Power Plants continuou aquecido no quarto trimestre com vários grandes contratos fechados.  A Wärtsilä Brasil, e a Linhares Geração S.A inauguraram, no dia 23 de dezembro, a Usina Termelétrica (UTE) Linhares (ES). Trata-se da maior planta a gás natural já construída pela Wärtsilä na América Latina. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o investimento na usina é da ordem de 94 milhões de euros.

O segmento de Services também comemorou importantes contratos do fim de 2010, com serviços de Operação e Manutenção (O&M) para as Usinas Termelétricas Campina Grande, (Borborema Energética S.A.) na Paraíba, com 164MW de potência, Maracanaú, (Maracanaú Geradora de Energia S.A.) no Ceará, com 168MW de potência e Linhares (Linhares Geração S.A), com 204 MW, no Espírito Santo. A Wärtsilä Brasil também foi responsável pela construção e fornecimento dos equipamentos às três usinas. Com estes acordos a empresa ultrapassou a marca de 1,5 Gigawatt em contratos de Operação e Manutenção, tornando-se o maior operador independente em usinas de geração de energia elétrica no país.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19