Meio ambiente

Vazamento de óleo na Bahia polui Rio Cação

O Estado de SP/Ambie
19/10/2004 03:00
Visualizações: 225

Um vazamento de pelo menos oito mil litros de óleo neste sábado atingiu o Rio Cação, poluindo uma extensa faixa de manguezal além de praias do município de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador. Algumas praias do vizinho município de São Francisco do Conde também foram atingidas.
Uma equipe de 21 funcionários da Transpetro esteve no local tentando conter a poluição e limpando a área, mas o serviço pode durar vários dias.
Os vazamentos de óleo são comuns na região, segundo os pescadores e marisqueiros, que contabilizam mais de 50 acidentes desde 1992, dos quais seis só este ano. Esses acidentes têm destruído gradativamente a rica fauna da região.
Espécies como caranguejo, aratu, papa-fumo e sururu, abundantes no mangue há alguns anos, começam a escassear.
Cerca de três mil pessoas pescam no litoral de Madre de Deus. De acordo com funcionários da prefeitura local, o vazamento teria começado na parte de baixo de um tubo de água pluvial da Transpetro, contudo, técnicos da empresa dizem que somente depois de amostras analisadas nos laboratórios da Petrobrás é que se poderá saber a origem do óleo. Nesta segunda-feira, o Centro de Recursos Ambientais do Estado deve começar a investigar o acidente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19