Negócios

Vale inicia exportação de carvão de Moçambique

Agência Estado
14/09/2011 18:38
Visualizações: 74
A mineradora Vale SA informou que faz hoje (14) sua primeira exportação de carvão de Moçambique, dentro da iniciativa de tornar o país um grande player no mercado global exportador do produto.

A Vale disse que 35 mil toneladas métricas de carvão térmico, tipo usado em usinas de energia, vão deixar o porto de Beira, depois de terem sido transportados por 575 km de ferrovia desde o projeto de carvão de Moatize, da Vale, na província de Tete, noroeste de Moçambique.

Moatize poderá produzir inicialmente 11 milhões de toneladas de carvão térmico e carvão metalúrgico por ano. O carvão metalúrgico, usado para fazer aço, está com demanda elevada por causa da urbanização e industrialização aceleradas em mercados emergentes como China.

Moçambique deve se tornar uma grande fonte de carvão metalúrgico na próxima década. A Rio Tinto PLC concluiu em junho sua aquisição de 3,9 bilhões de dólares australianos (US$ 4 bilhões) da Riversdale Mining Ltd, que tem ativos de carvão adjacentes aos da Vale, na província de Tete. As informações são da Dow Jones.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19