Petrobras

UTGCA completa 5 anos de atividades

Unidade alcançou o recorde diário de processamento de 17,41 milhões de m³

Agência Petrobras
08/04/2016 19:29
Visualizações: 782

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), da Petrobras, localizada na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, completa 5 anos de atividade neste domingo (10/04). Com papel de destaque no aumento da oferta de gás natural para o mercado brasileiro, a UTGCA alcançou, em outubro de 2015, o recorde diário de produção com 17,41 milhões de m³.

"Além de ter um papel relevante para a oferta de gás natural ao mercado brasileiro, a UTGCA movimenta a economia local desde o início, com geração de empregos diretos e indiretos, formação de cadeia de fornecedores, impostos e royalties. Em fevereiro de 2016, o efetivo da unidade era de 920 profissionais, entre empregados próprios e prestadores de serviço", afirmou o gerente da UTGCA, Alisson Cardoso.

A unidade passou por obras de adequação e ampliação, finalizadas em 2014, que possibilitaram processar o gás natural proveniente da área do pré-sal da Bacia de Santos. Atualmente a UTGCA apresenta capacidade total de processamento diário de 20 milhões de m³ de gás natural.

Em cinco anos de operação, a unidade teve papel essencial para viabilizar a produção de petróleo e gás natural das áreas do pós-sal e pré-sal da Bacia de Santos. O volume total processado neste período foi de 16,55 bilhões de m³ de gás natural, 9,42 milhões de barris de óleo equivalente (boe) de C5+ e 4,74 milhões de boe de GLP.

O gás processado na UTGCA dá origem a três produtos: o gás natural, que tem uso industrial, residencial e veicular; o GLP, gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha; e o C5+ (condensado), parte líquida do gás.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19