Tecnologia

USP ganha software

O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP recebeu gratuitamente da Sisgraph e Intergraph a solução Intelliship e outros softwares para serem usados em projetos educacionais

Redação
17/07/2006 03:00
Visualizações: 223

O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP recebeu gratuitamente da Sisgraph e Intergraph a solução Intelliship e outros softwares para serem usados em projetos educacionais. A solução oferece uma nova visão em termos de tecnologia de projetos que possibilitam uma melhoria de performance no modelamento de estruturas e planejamento de manufatura, além de uma redução considerável de força de trabalho, materiais e desperdícios de construção.

“Teremos à disposição soluções para aplicação em projetos de navios, acompanhamento de toda construção, integração com fornecedores e gerenciamento de produção”, explica o engenheiro Marcos Mendes de Oliveira Pinto, professor doutor do departamento. Segundo ele, os softwares vão ajudar a enriquecer o curso, pois seu uso tem se difundido em todo o mundo. “Existem poucas soluções no mundo como essa que iremos usar. Nossos engenheiros terminarão o curso mais qualificados, com uma cultura de aplicação dos softwares já formada, com um grande diferencial em relação a outros profissionais que chegam ao mercado de trabalho”, avalia. Para o professor, com os novos softwares os projetos de formatura que os alunos farão estarão bem mais próximos de um projeto real, que poderá até encontrar no mercado um armador interessado.

Segundo Oliveira Pinto, ainda este mês será formada uma equipe com alunos do departamento para testar as soluções fornecidas pela Sisgraph e Intergraph. Ele também acredita que a nova tecnologia vai ajudar a atrair mais alunos para o curso da Escola Politécnica da USP. “Acho que a nossa iniciativa irá até incentivar outras escolas a seguir o mesmo caminho”.

A cessão dos softwares para o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP faz parte do Programa Educacional Registered Research Laboratory (RRL), criado pela Sisgraph e a Intergraph. Universidades e laboratórios de pesquisa do mundo todo recebem gratuitamente tecnologia de ponta e suporte necessário para elaborar e executar projetos de pesquisa inovadores. Para se tornar um membro do programa, as instituições interessadas devem preencher um requerimento com um perfil da universidade ou laboratório de pesquisa e um relato sobre o trabalho que será realizado com as soluções fornecidas. Normalmente, o processo de inscrição e recebimento dos softwares leva cerca de dois meses. Um dos principais objetivos do programa é criar vínculos com as instituições e contribuir na formação de profissionais, que no futuro irão utilizar estas ferramentas no mercado de trabalho.

“Hoje, poucos laboratórios de pesquisa têm condições de cobrir as despesas de aquisição destas soluções. Queremos incentivar cada vez mais o uso destas ferramentas, principalmente no Brasil”, diz Fernando Luis Schimiegelow, gerente de marketing da Sisgraph.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19