Aneel

Usinas do Madeira e Xingu podem provocar redução da tarifa de energia

A entrada em operação das usinas de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira (RO) e de Belo Monte, no Xingu, entre os estados do Maranhão e Tocantins, terá impacto positivo no preço da tarifa de energia. A expectativa é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Ke

Agência Brasil
21/07/2008 12:53
Visualizações: 131

A entrada em operação das usinas de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira (RO) e de Belo Monte, no Xingu, entre os estados do Maranhão e Tocantins, terá impacto positivo no preço da tarifa de energia.

 

A expectativa é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman. Em entrevista nesta sexta-feira (18), Kelman avaliou que, em 2012 ou 2013, “quando entrar essa energia, vai baixar [a tarifa]”.

 

Segundo ele, especialmente a energia que será produzida pelas usinas de Santo Antonio e Jirau tem menor custo previsto do que a energia dos leilões de outras fontes.

8

“Quando essa energia começar a ser produzida e consumida, terá um efeito benéfico no sentido de baixar a tarifa”, reforçou.  Kelman lembrou que a Aneel, no entanto, não tem ainda nenhuma estimativa sobre o percentual de redução que poderá ser alcançado.


 

O presidente da Aneel não fez comentários sobre o caso de Jirau, já que, na próxima terça-feira (22), a diretoria da agência vai decidir sobre o recurso apresentado pelo Consórcio Jirau Energia, que pede o cancelamento da habilitação concedida ao grupo vencedor no leilão de Jirau, realizado pela agência em maio último.

 


O Consórcio Jirau Energia, integrado pelo grupo Odebrecht e Furnas Centrais Elétricas, perdeu o leilão para o Consórcio Energia Sustentável, liderado pela companhia franco-belga Suez e pela Construtora Camargo Correa. A decisão sobre o recurso deveria ter saído na semana passada, mas o relator do processo, Edvaldo Santana, pediu mais tempo para apreciar os documentos. A homologação final do resultado do leilão está programa para sair até o dia 23.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20