Energia solar

Usina de microgeração solar é instalada em Araruama na Região dos Lagos

Com projeto da Prátil, instalação tem 176 painéis solares que vão abastecer escola da cidade.

Assessoria/Redação
21/03/2016 16:15
Visualizações: 667

A cidade de Araruama, no Rio de Janeiro, abriga a maior usina de microgeração solar da Região dos Lagos. O projeto, desenvolvido pela Prátil, foi finalizado no mês de março e a expectativa é que os painéis solares comecem a gerar energia no início de abril, após a conexão com a rede da distribuidora Ampla. Com 176 painéis, a instalação ocupa uma área de 300 metros quadrados do Centro Educacional Margarida (CEM). A energia gerada abastecerá a escola, que está entre as primeiras da região a adotar a medida sustentável e com foco na prática do consumo consciente.

Com a instalação dos equipamentos, a escola vai gerar, em média, 60.000 kWh/ano, que seria suficiente para abastecer 25 residências com um consumo médio de 200 kwh/mês. A iniciativa do Centro Educacional vai evitar a emissão de nove toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde a 53 árvores plantadas no ano. A economia estimada na conta de energia da escola é de R$ 52 mil por ano.

A geração de energia solar em casas, condomínios, escolas e empresas é cada vez mais comum no país, através da microgeração distribuída, que permite que o consumidor troque energia com a distribuidora. Segundo estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até 2024 haverá cerca de 1,2 milhão de conexões deste tipo no país. A economia na conta de luz pode chegar até 90%.

Recentemente, a Aneel publicou novas regras que facilitam a adesão à energia solar. Entre as novidades está a possibilidade de geração compartilhada, onde um grupo de pessoas pode se unir e instalar uma micro ou mini usina de geração distribuída. A energia gerada pode ser utilizada por todos, reduzindo as faturas.

O responsável pela área de geração distribuída da Prátil, Rafael Coelho explica que uma das vantagens da geração compartilhada é o custo. Segundo ele, sistemas maiores ficam mais baratos, pois alguns custos são diluídos. “Isso faz com que o retorno do investimento seja muito mais rápido. Sem dúvidas é um investimento que vale a pena, especialmente porque o consumidor evita oscilações na tarifa de energia”, afirma.

Crescimento - As adesões ao modelo de geração distribuída cresceram mais de 300% entre 2014 e 2015, passando de 424 conexões para 1.930 conexões. Para este ano, a Aneel estima um crescimento de até 800%. O sistema fotovoltaico continua sendo a principal fonte alternativa de energia e representa cerca de 90% das instalações de geração distribuída no país.

Sobre a Prátil - A Prátil, uma empresa da Enel, é especializada na oferta de soluções em eficiência energética e energia solar no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída. Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instaladomais de 130 sistemas de energia solar em diversos estados brasileiros.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13