Biodiesel

Usina da Petrobras Biocombustível triplica capacidade de refino de sebo bovino

Agência Petrobras
26/01/2015 11:57
Usina da Petrobras Biocombustível triplica capacidade de refino de sebo bovino Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 301

A usina de biodiesel da Petrobras Biocombustível, em Montes Claros, Minas Gerais, triplicará a capacidade de processamento do sebo bovino, de 50 mil toneladas por ano para 158 mil toneladas/ano. Com a ampliação, o óleo refinado a partir do sebo bovino representará 35% no mix de matéria-prima utilizada na produção do Biodiesel 100 (B-100), índice máximo permitido dentro das especificações do combustível. A construção da nova unidade de refino físico tem início em fevereiro e será entregue em outubro.

Se comparado ao biodiesel de óleos vegetais, o de gordura animal traz mais vantagens e, por isso, ganha espaço como opção de matéria-prima. O maior grau de cetano garante melhor ignição do combustível e tem influência direta na partida e funcionamento do motor. A gordura animal na produção do biodiesel gera ainda o sebo refinado e o ácido graxo, coprodutos de grande valor comercial.

Com o aumento da capacidade de refino do sebo bovino em Montes Claros, haverá um volume excedente do óleo, que poderá ser escoado para as usinas da Petrobras Biocombustível em Candeias, na Bahia, e Quixadá, no Ceará. A planta mineira tem autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para produzir 152 milhões de litros/ano de biodiesel. Por isso, a usina consumirá, no máximo, 53,2 milhões de litros/ano do óleo bovino (35% do total).     

De acordo com estimativa da Embrapa, cerca de 1,560 milhão de toneladas de sebo bovino são produzidas no país anualmente e cada quilo de sebo pode gerar até 800 ml de biodiesel. A produção segue as especificações para venda estabelecidas na portaria da ANP nº. 42.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19