Etanol

Usina Boa Vista sedia abertura oficial da safra de cana

A safra 11/12 de cana-de-açúcar no Estado de Goiás foi aberta de forma oficial na última sexta (6) na Usina Boa Vista, localizada no município de Quirinópolis (GO). A unidade, que integra a Nova Fronteira - empresa formada por meio da parceria entre a Petrobras Biocombustível e o Grupo São M

Agência Petrobras
09/05/2011 12:42
Visualizações: 217
A safra 11/12 de cana-de-açúcar no Estado de Goiás foi aberta de forma oficial na última sexta (6) na Usina Boa Vista, localizada no município de Quirinópolis (GO). A unidade, que integra a Nova Fronteira - empresa formada por meio da parceria entre a Petrobras Biocombustível e o Grupo São Martinho - produz exclusivamente etanol e possui 100% de sua colheita de forma mecanizada.
 
 
O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, ressaltou em seu discurso a importância da indústria sucroenergética, um segmento econômico que vem crescendo nos últimos anos, trazendo oportunidades e fomentando a economia do estado com empreendimentos modernos como a Usina Boa Vista.
 
 
O diretor de Etanol da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco, por sua vez, afirmou que a estratégia de expansão da produção de etanol e energia elétrica no Estado de Goiás se dará, prioritariamente, por meio da Nova Fronteira. “Vamos crescer a partir de uma associação que une a expertise da Petrobras em logística, operações industriais, comercialização, tecnologia e padrões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, com a São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do país”.
 
 
Fábio Venturelli, presidente da Nova Fronteira, disse que o evento simboliza a concretização de uma parceria de sucesso. “Com os investimentos previstos, a Usina Boa Vista irá mais do que duplicar sua produção nos próximos anos. Para acelerar o aumento na produção de etanol no Centro-Oeste, o Grupo São Martinho tomou uma decisão estratégica de buscar um parceiro que contribuísse com conhecimento, recursos e excelência operacional. A Petrobras Biocombustível, por sua vez, buscava um parceiro com credenciais de líder do setor. A Nova Fronteira nasce sólida, capitalizada e com o DNA de duas grandes empresas brasileiras.”, ressaltou o executivo.
 
 
Em junho de 2010, o Grupo São Martinho e a Petrobras Biocombustível se uniram formando a Nova Fronteira, uma empresa voltada à produção de etanol na região centro-oeste do Brasil. Além da Usina Boa Vista, o negócio compreende o projeto de Greenfield SMBJ SA, também localizado em Goiás.
 
 
Como parte do acordo, a Usina Boa Vista recebeu um aporte de R$ 420 milhões da Petrobras Biocombustível para acelerar o crescimento das suas operações. Por meio de investimentos da ordem de R$ 700 milhões previstos para acontecer até a safra 2014/2015, a expectativa é de que a unidade alcance a marca de 7 milhões de toneladas de capacidade ao final desse período. 
 
 
Etanol de Sorgo
 
 
Uma das novidades da Usina Boa Vista para essa nova temporada é o início da fase experimental de produção de etanol a partir do sorgo, quinto cereal mais importante no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada. A iniciativa, que tem o objetivo de ampliar a quantidade de combustível gerada pela unidade e elevar o período anual de safra em até 45 dias, utiliza tecnologia semelhante ao processo já utilizado na produção de cana-de-açúcar.
 
 
A Nova Fronteira projeta que em três anos a oferta de etanol de sorgo alcance um total de 28 milhões de litros por safra e utilize uma área de plantio de aproximadamente 7 mil hectares. O período de plantio acontecerá nos meses de novembro e dezembro, sendo que a colheita acontecerá em março e sem alterar o início da safra de cana-de-açúcar.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13