Inovação

Usiminas obtém sua 461ª patente com nova linha de aço

A Usiminas recebeu uma nova patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para uma linha de aços estruturais patináveis de baixo cobre, voltada para a construção civil e utilizada na fabricação de pontes e edifícios. Os aços combinam o fósforo, o silício e o cobre de manei

Redação
01/11/2011 13:57
Visualizações: 226
A Usiminas recebeu uma nova patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para uma linha de aços estruturais patináveis de baixo cobre, voltada para a construção civil e utilizada na fabricação de pontes e edifícios. Os aços combinam o fósforo, o silício e o cobre de maneira inédita, o que confere ao produto alta resistência mecânica, boa soldabilidade e resistência extra à corrosão atmosférica. Agora, a siderúrgica mineira possui 461 patentes em seu portfólio.

A inovação é resultado de uma pesquisa iniciada em 1995, que contou com a participação de representantes das áreas de Atendimento ao Cliente, Processos de Aciaria e do Centro de Tecnologia Usiminas. O objetivo foi criar uma linha de aço com melhor qualidade e mais competitivo.

Para Adão Vieira de Faria, um dos inventores, o objetivo foi alcançado. “O desempenho da aplicação é superior aos aços tradicionais”,  explica ele. Com orçamento de R$ 22 milhões destinados à inovação e pesquisa neste ano, a companhia é a siderúrgica brasileira com o maior número de patentes e é uma das que mais investem no desenvolvimento da propriedade intelectual para o setor.


Números e Centro de Tecnologia

Nos últimos anos, a empresa solicitou, em média, 10 cartas patentes por ano. Em 2011 a expectativa é que este número chegue a 20. A Usiminas tem outros 101 pedidos de patente em análise. Em suas pesquisas para desenvolvimento de produtos e de tecnologias, a empresa conta com o suporte do Centro de Tecnologia, maior instituição do segmento siderúrgico da América Latina e importante diferencial competitivo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13