Elevação

Usiminas investe para ampliar autosuficiência em energia

Gazeta Mercantil
20/10/2008 06:19
Visualizações: 31

Na busca por reduzir custos e intensificar a verticalização das operações, a Usiminas eleva a autoprodução de energia. A companhia, que já possuía 26% de geração própria na usina de Ipatinga (MG) e 15% na unidade de Cubatão (SP), deve produzir 50% de suas necessidades de energia nas duas principais operações do grupo.

 

Ainda este mês, a usina de Cubatão, mais conhecida como Cosipa, começa a operar a turbina de topo do alto-forno 2, um projeto, realizado pela japonesa Mitsui Engineering & Shipbuilding, que consumiu investimentos de US$ 26 milhões e elevará a oferta de energia elétrica em cerca de 12 megawatts-médios (MWmédios), o que corresponde a cerca de 6% do consumo de energia da usina. Com isso, a unidade passará a contar com aproximadamente 20% de autogeração. O retorno do investimento será em até 40 meses, informou o superintendente de energia e transportes da Usiminas na unidade de Cubatão, Marcus Antônio Veris.

 

A turbina foi instalada para aproveitar o processo de redução da pressão dos gases de alto-forno para a geração de energia. O equipamento, fornecido pela japonesa Meidensha, substitui as válvulas que normalmente são usadas para reduzir a pressão, mas que não geram qualquer outro benefício. Posteriormente os gases são usados, como já acontecia, no processo industrial, em caldeiras, forno de aquecimento de placas e outras unidades.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20