Pré-Sal

Usiminas inicia produção de chapas grossas especiais para o pré-sal

Dentro de sua estratégia de investir em agregação de valor e redução de custos, a Usiminas anunciou hoje a conclusão de um de seus principais investimentos com foco nos mercados naval e de óleo e gás. A tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grossas chamada CLC foi instalada na linha

Redação
18/11/2010 14:40
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Dentro de sua estratégia de investir em agregação de valor e redução de custos, a Usiminas anunciou hoje a conclusão de um de seus principais investimentos com foco nos mercados naval e de óleo e gás. A tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grossas chamada CLC foi instalada na linha de produção da usina de Ipatinga (MG) e demandou um aporte de R$ 539 milhões. O equipamento possibilitará à empresa fornecer uma nova família de aços com alto valor agregado chamada Sincron, com características e desempenho diferenciados para atender às demandas do pré-sal.

 

Desenvolvido pela Nippon Steel, o CLC  (Continuous On Line Control) tem capacidade de produção de 500 mil toneladas anuais de chapas grossas. O novo produto já sendo apresentadas a potenciais clientes. Segundo o vice-presidente de Negócios da Usiminas, Sergio Leite, a nova linha de aços terá características únicas no mercado brasileiro. “Os aços da família Sincron vão trazer ganhos de eficiência na linha de produção do cliente, aumentando a competitividade do produto final”, afirma.

 

O mercado potencial que pode ser conquistado pela nova linha de produtos deverá chegar a 33% do segmento de chapas grossas no País. Após dois meses de testes, teve início no dia 8 de novembro a fase de homologação e certificação dos produtos junto aos clientes e entidades reguladoras nacionais e internacionais. A previsão é que no segundo trimestre de 2011 seja iniciada a venda dos produtos específicos para gasodutos/oleodutos e mercado naval. Novas especificações de aço continuarão a ser desenvolvidas na linha até 2012, quando a mesma terá capacidade para produzir 19 produtos diferentes.

 

Vantagens

 

Basicamente, o CLC será capaz de produzir chapas grossas de alta resistência mecânica sem perder as características de soldabilidade. Em processos siderúrgicos normais, as duas grandezas são inversamente proporcionais. Além disso, por ser mais fácil de soldar que as chapas grossas convencionais, o aço Sincron proporciona ao cliente ganhos de produtividade, pois ele precisará de menos tempo (para soldar) e aperfeiçoará seus processos de solda das chapas grossas da nova linha.

 

A facilidade e confiabilidade da solda são requisitos essenciais para os mercados de óleo e gás e naval, nos quais os produtos finais (cascos de navios, oleodutos, plataformas, etc.) normalmente resultam da solda de chapas grossas em tubos ou grandes estruturas. A linha Sincron também poderá atender a outros mercados, como construção civil e máquinas e equipamentos. “Por ser um aço de alta resistência e excelente tenacidade, esses segmentos poderão aproveitar essas características montando estruturas mais leves e com performance de execução do projeto inicial garantida”, explica Sergio Leite.

 

Investimentos

 

A instalação da tecnologia de resfriamento acelerado de chapas grosas faz parte de uma ampla agenda de investimentos da Usiminas com foco em agregação de valor e redução de custos.

 

Em setembro deste ano, a empresa já inaugurou a coqueria 3 da usina de Ipatinga, projeto de R$ 707 milhões que tornou a unidade autossuficiente em coque e possibilitou a diminuição dos custos de produção.

 

Outro investimento na usina de Ipatinga é a nova linha de galvanização a quente, com foco nos mercados automotivo e de linha branca. A capacidade do grupo será ampliada em 550 mil toneladas/ano com aporte estimado em R$ 914 milhões.

 

Na usina de Cubatão, o principal projeto é a nova linha de tiras a quente, com capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas/ano e que demandará investimentos de R$ 2,5 bilhões.  O equipamento vai possibilitar a expansão da participação no segmento industrial, como nos setores de autopeças e de bens de capital.

 

 
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