Empresas

Usiminas assina contratos com a Sumitomo e conclui criação da Mineração Usiminas

A Usiminas acaba de assinar os contratos definitivos com a Sumitomo Corporation para a criação da joint venture Mineração Usiminas. No capital da nova empresa, a Usiminas possui participação de 70%. A Sumitomo ficou com participação de 30%, mediante subscrição de novas ações no valor de

Redação
28/09/2010 18:22
Visualizações: 196
A Usiminas acaba de assinar os contratos definitivos com a Sumitomo Corporation para a criação da joint venture Mineração Usiminas. No capital da nova empresa, a Usiminas possui participação de 70%. A Sumitomo ficou com participação de 30%, mediante subscrição de novas ações no valor de até US$ 1,929 bilhão. Além do aporte, a Sumitomo, que é uma das maiores comercializadoras japonesas de commodities, vem agregar ao negócio expertise mercadológica, já que tem amplo conhecimento do mercado global de minério de ferro.

 

A Mineração Usiminas prevê o desenvolvimento de um projeto integrado que inclui a exploração e operação de ativos minerários na região de Serra Azul-MG, o desenvolvimento de atividades de logística relacionadas ao transporte de minério de ferro e a criação e elaboração de alternativas portuárias para exportação do minério de ferro produzido.


Expansão


O plano da Mineração Usiminas prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões até 2015, que serão aplicados em projetos de instalações industriais, equipamentos, barragens e terminais de embarque, dentre outros.


As minas, que produziram 5,5 milhões de toneladas de minério em 2009, fecharão 2010 com 7 milhões de toneladas. Com novos investimentos, em 2015 a produção de minério deverá alcançar 29 milhões de toneladas.


Logística


Além das quatro minas na região de Serra Azul (MG) e das participações societárias em terminais de embarque de minério na mesma região, a Mineração Usiminas ficará com 83,3% da participação que a Usiminas Participações e Logística possui no capital da MRS Logística e com o terreno na Baía de Sepetiba (RJ), adquirido em 2008 para a viabilização de um terminal portuário.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19