Eficiência energética

Usiminas amplia geração própria de energia elétrica em Cubatão e Ipatinga

As usinas da Usiminas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) vão ampliar a geração própria de energia elétrica ainda este ano. Em Cubatão (SP), começa a funcionar em novembro a turbina de topo do alto-forno 2, e em Ipatinga (MG), uma nova central termelétrica estará em operação até dezembro.

Usiminas
20/10/2008 17:33
Visualizações: 923

As usinas da Usiminas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) vão ampliar a geração própria de energia elétrica ainda este ano. Em Cubatão (SP), começa a funcionar em novembro a turbina de  topo do alto-forno 2, e em Ipatinga (MG), uma nova central termelétrica estará em operação até dezembro.

 

A turbina de topo do Alto-Forno 2 instalada em Cubatão elevará a oferta de energia elétrica em cerca de 12 megawatts médio, volume que representa 6% do consumo de energia da usina. Durante o processo de fusão do minério de ferro é produzido gás, com elevada pressão no topo do Alto-Forno. Para este gás ser aproveitado como combustível é necessário reduzir sua pressão, o que é feito normalmente por meio de válvulas. No projeto, a turbina substitui as válvulas e transforma a energia da pressão do gás em energia elétrica, sem impactos para o meio ambiente.

 

Com investimento de US$ 26 milhões, a obra de instalação da turbina envolveu cerca de 500 profissionais das áreas de projeto, fabricação e montagem civil, mecânica, elétrica e eletrônica. Foram instalados cerca de 30 quilômetros de cabos elétricos para conduzir a energia extra produzida pela turbina até a subestação elétrica, de onde será distribuída para a siderúrgica.

 

Ipatinga - Com investimentos de R$ 255 milhões, a central termelétrica instalada na Usina de Ipatinga elevará a capacidade de geração própria de energia dos atuais 58 MWh para 120 MWh, ou seja, de 26% para 53% de toda a energia consumida na usina. O equipamento é um projeto de co-geração - além de produzir energia, fornecerá 115 toneladas/hora de vapor para utilização no processo industrial. Esse mecanismo elevará o aproveitamento global dos gases, que passará dos atuais 89% para cerca de 98%.

 

A Construções e Comércio Camargo Correia S/A, empresa vencedora da concorrência internacional para a execução do projeto na Usina de Ipatinga, tem como fornecedores principais a Siemens (turbogerador), e a SES - Slovenské Energetiché Strojárne (caldeiras). Em Cubatão, a empresa vencedora da concorrência internacional foi a Mitsui Engineering & Shipbuilding CO, fornecedora da turbina, e sua subcontratada Meidensha CO, fornecedora do gerador.

 

Os dois projetos da Usiminas seguem a tendência mundial de otimização da matriz energética industrial, ao mesmo tempo diminuindo o impacto no meio ambiente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19