acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
publicidade
Eficiência energética

Usiminas amplia geração própria de energia elétrica em Cubatão e Ipatinga

20/10/2008 | 15h33

As usinas da Usiminas em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP) vão ampliar a geração própria de energia elétrica ainda este ano. Em Cubatão (SP), começa a funcionar em novembro a turbina de  topo do alto-forno 2, e em Ipatinga (MG), uma nova central termelétrica estará em operação até dezembro.

 

A turbina de topo do Alto-Forno 2 instalada em Cubatão elevará a oferta de energia elétrica em cerca de 12 megawatts médio, volume que representa 6% do consumo de energia da usina. Durante o processo de fusão do minério de ferro é produzido gás, com elevada pressão no topo do Alto-Forno. Para este gás ser aproveitado como combustível é necessário reduzir sua pressão, o que é feito normalmente por meio de válvulas. No projeto, a turbina substitui as válvulas e transforma a energia da pressão do gás em energia elétrica, sem impactos para o meio ambiente.

 

Com investimento de US$ 26 milhões, a obra de instalação da turbina envolveu cerca de 500 profissionais das áreas de projeto, fabricação e montagem civil, mecânica, elétrica e eletrônica. Foram instalados cerca de 30 quilômetros de cabos elétricos para conduzir a energia extra produzida pela turbina até a subestação elétrica, de onde será distribuída para a siderúrgica.

 

Ipatinga - Com investimentos de R$ 255 milhões, a central termelétrica instalada na Usina de Ipatinga elevará a capacidade de geração própria de energia dos atuais 58 MWh para 120 MWh, ou seja, de 26% para 53% de toda a energia consumida na usina. O equipamento é um projeto de co-geração - além de produzir energia, fornecerá 115 toneladas/hora de vapor para utilização no processo industrial. Esse mecanismo elevará o aproveitamento global dos gases, que passará dos atuais 89% para cerca de 98%.

 

A Construções e Comércio Camargo Correia S/A, empresa vencedora da concorrência internacional para a execução do projeto na Usina de Ipatinga, tem como fornecedores principais a Siemens (turbogerador), e a SES - Slovenské Energetiché Strojárne (caldeiras). Em Cubatão, a empresa vencedora da concorrência internacional foi a Mitsui Engineering & Shipbuilding CO, fornecedora da turbina, e sua subcontratada Meidensha CO, fornecedora do gerador.

 

Os dois projetos da Usiminas seguem a tendência mundial de otimização da matriz energética industrial, ao mesmo tempo diminuindo o impacto no meio ambiente.



Fonte: Usiminas
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar