Hidrocarbonetos

Uruguai abre licitação para exploração no mar

Gazeta Mercantil
19/11/2008 04:58
Visualizações: 173

O governo do Uruguai vai abrir em dezembro uma licitação para exploração e produção em um possível reservatório de hidrocarbonetos detectado na plataforma marítima daquele país, disse ontem o ministro de Indústria e Energia do Uruguai, Daniel Martínez.


A Petrobras e a Repsol-YPF são algumas das empresas que, segundo Martínez, demonstraram interesse pelos dados encontrados na plataforma uruguaia.

A região onde foi encontrado gás natural e possivelmente petróleo, no leste do Uruguai, foi dividida em 11 blocos numa área de entre 4 mil e 8 mil quilômetros quadrados, explicou o ministro daquele país.

 

“Em algum lado teríamos quase 2 TCF de gás (trilhões de pés cúbicos) e existem indicadores bastante interessantes de petróleo”, disse o Martínez à Associação de Imprensa Estrangeira no Uruguai. “Mas até que seja perfurado não sabemos se é possível”, ressaltou o ministro.

 

A exposição dos dados será em dezembro, e as ofertas, recebidas até julho de 2009, com pré-qualificação em abril. Para decidir o leilão o governo levará em conta o plano de prospecção das empresas que apresentem ofertas e o custo da exploração, assim como a margem de participação que se oferecerá ao estado uruguaio e à companhia estatal uruguaia de combustíveis Ancap.

 

Para o ministro, em três anos se poderia saber se o reservatório é viável e se começaria a produzir “não antes de oito ou nove anos, se tudo sair bem”.

 

O Uruguai não conta com reservas próprias de gás natural ou petróleo e deve importar entre 42 e 43 mil barris diários do petróleo que consome.

 

A Ancap adquire 1milhão de barris de petróleo a cada 25 dias, aproximadamente, disse Martínez, ex-presidente da companhia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13