Energias renováveis

Universidade vai liderar cadeia produtiva de biodiesel

Ambiente Brasil
09/07/2004 03:00
Visualizações: 89
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, Wanderley de Souza, disse nesta quinta-feira (08/07) na Uenf - Universidade Estadual do Norte Fluminense, que o estado deve começar a receber os primeiros recursos federais para a implantação do Programa RioBiodiesel nos próximos dois meses.
Ele participou, no Centro de Ciência e Tecnologia da Uenf, da primeira reunião do programa em Campos (RJ), que discutiu a implantação de uma cadeia produtiva de biodiesel no Norte/Noroeste, a ser liderada pela Uenf. O secretário disse ser necessário trabalhar rapidamente em uma planta de produção de biodiesel em Campos. O programa envolve várias secretarias e deve ser institucionalizado por meio de um decreto governamental nos próximos dias.
A idéia é que a Uenf lidere o processo na região. Quatro de seus laboratórios - Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI), Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS), Laboratório de Materiais Avançados (Lamav) e Laboratório de Fitotecnia (Lfit) - já estão envolvidos em um programa regional que envolve parcerias com a iniciativa privada e disponibilidade de áreas cultiváveis.
Compromissos estão sendo firmados para a transferência de tecnologia da UFRJ para construção de uma planta piloto em parceria com outras empresas. A planta teria capacidade máxima de produção de 10 mil litro/dia, operando, em princípio, com etanol, utilizando óleo de mamona ou girassol. 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13