Tecnologia

Universidade lança manifesto em favor de trem movido a ar

Professores, alunos e pesquisadores do Museu do Motor, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançaram um manifesto e iniciam uma campanha em favor da viabilização do Aeromóvel, um trem movido a ar, inventado pelo presidente da Coester, Oskar

Redação
23/09/2004 03:00
Visualizações: 193

Professores, alunos e pesquisadores do Museu do Motor, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançaram um manifesto e iniciam uma campanha em favor da viabilização do Aeromóvel, um trem movido a ar, inventado pelo presidente da Coester, Oskar Coester.
O documento elaborado pelos integrantes do Museu do Motor esclarece que o objetivo do manifesto é sensibilizar a mídia para a divulgação desta tecnologia, incentivar empresas privadas a promoverem o sistema e incitar a sociedade a reivindicar soluções e revisitar esse conceito como alternativa ecologicamente viável para o século XXI. 
O sistema de propulsão do Aeromóvel utiliza ventiladores industriais estacionários junto às estações de passageiros, conectados à via do trem. Os ventiladores fornecem um fluxo de ar pressurizado, que pode ser controlado de acordo com a velocidade desejada para o veículo. A pressão de ar atua sobre placas de propulsão fixas ao veículo que se deslocam dentro do duto da via, resultando no empuxo de propulsão.
Em Porto Alegre, existe uma linha experimental elevada no Aeromóvel na avenida Loureiro Silva e há a sugestão de que o transporte seja adotado no Rio de Janeiro e em outras metrópoles no mundo. Segundo nota da UFRGS, o sistema de transporte pode atender a diversas necessidades, desde a integração com a rede pública de transportes urbanos até a interligação exclusiva a complexos hoteleiros, centros de convenções e etc.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.