Rio de Janeiro

Unidade de GNL da Petrobras recebe licença ambiental

A Petrobras recebeu na sexta-feira (21/09) a Licença Prévia (LP) do projeto de implantação do terminal flexível de Gás Natural Liqüefeito (GNL) e do duto submarino que transportará o gás natural até a estação de compressão em Campos Elíseos, Rio de Janeiro. A licença foi concedida pel

Petrobras
24/09/2007 03:00
Visualizações: 283
O passo seguinte é a obtenção da Licença de Instalação (LI), que junto com a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), permitirá o início da construção e montagem do terminal pela Petrobras.

Este projeto marca a inserção do Brasil e a entrada da Companhia no mercado mundial de GNL, atendendo aos objetivos estratégicos do Governo Federal e da empresa: aumentar a flexibilidade do mercado brasileiro de gás natural para atendimento às necessidades de geração termelétrica, diversificar as fontes de suprimento do insumo e antecipar o desenvolvimento deste mercado.

Afretamento

Em abril deste ano, a Petrobras assinou com a empresa Golar LNG Ltda. a Carta

Compromisso com os termos e condições do contrato de afretamento das embarcações para os terminais de Gás Natural Liqüefeito (GNL) da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, e de Pecém, no Ceará. As Unidades Flutuantes de Regaseificação e Armazenamento podem também ser usadas no transporte de GNL. Uma das unidades terá capacidade de regaseificar até 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia, e a outra até 7 milhões de metros cúbicos. Ambas poderão operar em qualquer um dos terminais.

As embarcações serão atracadas em um píer do tipo ilha (Baía de Guanabara) e em um píer existente (Pecém). Ambas serão instaladas em águas abrigadas, próximo à rede de transporte e aos mercados consumidores. Um duto ligará o píer ao continente, onde o transporte do gás natural estará integrado ao sistema de gasodutos da Companhia.

Essencialmente voltado para a demanda flexível das usinas termelétricas, o Terminal de Regaseificação de GNL da Baía de Guanabara ficará próximo a três grandes usinas (Barbosa Lima Sobrinho, Leonel Brizola e Mário Lago). Já o Terminal de Pecém, atenderá a usinas termelétricas (TermoFortaleza, TermoCeará e Jesus Soares Pereira), e também parte do mercado industrial da região.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13