Economia do Hidrogênio

Unicamp e Itaipu Binacional têm parceria para construção de laboratório

Na manhã desta sexta-feira (15/08), representantes da Itaipu Binacional estarão presentes no Laboratório de Hidrogênio da Unicamp, em Campinas, para a entrega do projeto de construção da Unidade Experimental de Produção de Hidrogênio de Itaipu. A nova opção permitirá abrir novos negócio

Unicamp
15/08/2008 12:40
Visualizações: 33

Na manhã desta sexta-feira (15/08), representantes da Itaipu Binacional estarão presentes no Laboratório de Hidrogênio da Unicamp, em Campinas,
para realizar a entrega oficial do projeto executivo para a construção da Unidade Experimental de Produção de Hidrogênio de Itaipu.

A construção desse laboratório é parte integrante do projeto intitulado “Assessoria Técnica e Científica para a Implementação do Programa de Hidrogênio em Itaipu”, desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio do Instituto de Física da Unicamp.

O objetivo é inserir Itaipu no contexto da Economia do Hidrogênio, de forma a permitir que a empresa possa realizar novos projetos na área, incluindo a demonstração de veículos elétricos híbridos com células a combustível.

Com quase 600 m2, o laboratório será equipado para produzir hidrogênio pelo processo de eletrólise da água (dissociação da água através de energia elétrica) para as atividades futuras, que vão do treinamento de pessoal que trabalhará na área, até a análise do gás produzido no posto de abastecimento para o futuro microônibus a hidrogênio e células a combustível.

Com o projeto espera-se que a usina possa aproveitar parte da energia
vertida turbinável (o excedente de água que não pode ser armazenado no reservatório por estar em sua capacidade máxima e que, por isso, não gera energia elétricada) na Hidrelétrica de Itaipu.

Esta nova opção deverá abrir novos negócios para a empresa, e permitir um melhor aproveitamento de todo o seu potencial energético, uma vez que o
armazenamento poderá ser feito através de hidrogênio e não do reservatório de água.

O projeto em andamento tem ainda um importante componente de formação de pessoal, já tendo contemplado dois alunos de mestrado oriundos do Paraguai, e outros dois brasileiros que iniciaram suas atividades em 2008. A previsão é de que a Unidade Experimental de Produção de Hidrogênio de Itaipu esteja pronta em 2009.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19