Indústria

Unica reforma estatuto e aprova nova composição para conselhos deliberativo e fiscal

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), principal representante das empresas produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade do país, elegeu a nova composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil, foi eleito presidente do co

Redação
07/03/2012 13:18
Visualizações: 114
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), principal representante das empresas produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade do país, elegeu a nova composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da entidade. Os 25 integrantes terão mandato de dois anos. A assembléia foi realizada na terça-feira (6) na sede da instituição, em São Paulo.

Em sua primeira reunião, o conselho elegeu Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil, como seu presidente. Parente terá como principais atribuições organizar, discutir e articular a agenda estratégica no âmbito do Conselho da Unica, e apoiar a diretoria Executiva da entidade. A posição vinha sendo acumulada, desde 2007, por Marcos Sawaya Jank, que permanece no comando executivo da entidade como diretor presidente da Unica, por decisão da Assembleia Geral.

“Será um ganho importante para a Unica contar, a partir de agora, com a vasta experiência de Pedro Parente em nosso Conselho, um acréscimo importante, estratégico e fundamental neste período tão decisivo para o futuro do setor sucroenergético”, afirmou Jank após a aprovação de Parente. Jank vê na reestruturação organizacional passos essenciais para garantir uma estrutura eficiente e ágil, pronta para o diálogo intenso que deve ocorrer nos próximos meses para viabilizar a retomada do crescimento do setor com competitividade.

“Pretendo dar continuidade ao bom trabalho que a Unica vem desenvolvendo e contribuir na interlocução com a sociedade, em particular, com os governos federal e estaduais, buscando fortalecer ainda mais o setor sucroenergético do país,” destaca Parente.


Alterações no estatuto

Além da separação dos cargos, a nova governança instituiu uma cadeira adicional no conselho, a 26ª, que será ocupada pelo presidente do Conselho Deliberativo, eleito pelos integrantes do conselho, mas não necessariamente um dos Conselheiros eleitos pela Assembleia, como ocorre no caso de Parente. O Conselho Deliberativo também poderá criar comitês para assessorá-lo em assuntos específicos, integrados por conselheiros ou executivos de empresas associadas. No passado, o conselho criava comitês, mas não havia previsão para tanto no estatuto da entidade.

Entre as mudanças estatutárias aprovadas, também está a redução no mandato dos conselheiros, de três para dois anos. A alteração procura garantir uma representatividade adequada dos associados, em função das rápidas mudanças que vem sendo observadas na composição das empresas do setor nos últimos anos, com impactos significativos na distribuição relativa da moagem de cana de diferentes grupos empresariais. Pelo estatuto da Unica, o montante de cana processado por cada empresa associada determina o seu número de votos e, portanto, seu peso no processo de eleição do Conselho.

O estatuto renovado prevê três reuniões mensais do Conselho Deliberativo, sendo duas de caráter informativo e apenas uma de caráter deliberativo, quando as decisões serão efetivamente tomadas. A exemplo do que já vinha ocorrendo, a última terça-feira de cada mês continuará reservada para reuniões plenárias, abertas a todos os associados da entidade.


Sindicatos Estaduais das Indústrias do Açúcar e do Etanol 

Em reuniões de Assembleias subsequentes, também realizadas na terça-feira, foram eleitos os novos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool do Estado de São Paulo (SIFAESP), e do Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado de São Paulo (SIAESP). Nas Assembleias, Marcos Sawaya Jank foi eleito para ocupar o cargo executivo de diretor-presidente dos dois sindicatos - cargos que ele já vinha ocupando desde 2007.

Também no caso dos dois sindicatos, as alterações estatutárias incluem a redução dos mandatos de três para dois anos, tanto dos conselheiros como do diretor-presidente.

Os novos Conselhos dos Sindicatos se reuniram pela primeira vez logo após as Assembleias, e elegeram João Guilherme Sabino Ometto, do Grupo São Martinho, para o cargo de presidente dos dois Conselhos; Pedro Isamu Mizutani, da Raízen, para o cargo de Secretário; e Luis Roberto Pogetti, da Copersucar, para o cargo de Tesoureiro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20