Energias renováveis

União Europeia promove em Fortaleza missão empresarial com foco em energia renovável

Redação/Assessoria
22/09/2017 15:07
Visualizações: 211

A Low Carbon Business Action in Brazil, programa da União Europeia que promove rodadas de negócios entre empresários da economia de baixo carbono, reunirá em Fortaleza (CE) 51 pequenas e médias empresas do Brasil e da Europa (32 BR e 19 UE) que atuam no setor de energias renováveis – solar fotovoltaica, eólica e biomassa. Esta oitava missão da iniciativa no Brasil será realizada pela primeira vez fora do estado de São Paulo, entre 3 e 6 de outubro, e a programação incluirá visitas ao All About Energy, uma das mais prestigiadas feiras do setor no Brasil.

Durante rodadas de negócios, que ocorrerão no hotel Gran Marquise, os empresários trocarão conhecimento sobre tecnologias, processos e produtos inovadores e firmarão Acordos de Cooperação e Parceria (CPA em inglês). O objetivo é que essas tecnologias de baixo impacto ambiental sejam difundidas no mercado por meio de joint-ventures, projetos de investimentos e de representações comerciais, entre outras modalidades de negócios

A Low Carbon Business Action in Brazil escolheu o Ceará para sediar esta missão porque o estado é hoje um importante polo na geração de energia renovável, com condições favoráveis para as tecnologias eólica e solar. De acordo com o IBGE, o Ceará possui 67,24% do total da potência solar outorgada no Brasil. Também ocupa a segunda posição na lista de geração eólica, com participação de 23,38%, atrás apenas do RN.

A União Europeia identificou os setores com potencial para redução das emissões de carbono e vem realizando, desde 2016, essas missões, que já beneficiaram empresas de energia, agricultura, resíduos sólidos, construção civil e processos industriais. Até o momento, a ação reuniu um total de 309 empresas, sendo 182 do Brasil e 127 dos 28 estados membros da UE. Nestes encontros, foram firmados 476 acordos de cooperação entre os participantes.

Em uma segunda fase, a começar no segundo semestre de 2017, a Low Carbon Business Action in Brazil prestará Assistência Técnica para o desenvolvimento das 80 melhores CPAs firmadas em 2016-2017, com auxílio de 30 a 70 mil euros por parceria firmada.

Ainda este ano, em novembro, ocorrerá em São Paulo a última missão do programa, que tratará sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Agricultura de Baixo Carbono.

A LCBA possui um Comitê Diretivo composto por entidades nacionais, públicas e privadas, tais como Sebrae, CNA, CNI, Febraban, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério do Meio Ambiente, e pelas Diretorias Gerais da Comissão Europeia - DG Growth e DG Clima. Para participar das missões empresariais, com custos financiados pela União Europeia, as empresas podem se inscrever no website http://www.lowcarbonbrazil.com/.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13