Qualificação

Unesp promove cursos em parceria com Petrobras e universidades portuguesas

Os participantes são geólogos, engenheiros, físicos e geofísicos, sendo dez brasileiros, oito portugueses e dois africanos. De acordo com o professor Dimas Dias-Brito, um dos coordenadores do programa e também do UNESPetro, a iniciativa faz parte de um acordo firmado pelos governos do Brasil e

Redação
13/04/2012 21:01
Visualizações: 128
Na próxima segunda-feira (16) terá início o Programa de Educação Continuada em Geoengenharia de Reservatórios Carbonáticos, uma série de cursos presenciais promovidos pela Universidade Estadual Paulista, no campus de Rio Claro, por meio da UNESPetro (Centro de Geociências aplicadas ao Petróleo), em parceria com a Petrobras, Unicamp, três universidades portuguesas - Universidade de Ciência de Lisboa, Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Universidade de Aveiro - e a empresa portuguesa Galp Energia.

De acordo com o professor Dimas Dias-Brito, um dos coordenadores do programa e também do UNESPetro, a Unesp vai ministrar parte dos módulos de geociências. “Buscamos promover entre os profissionais da Petrobras e da empresa Galp, integração multidisciplinar, de forma a conceder competências cruzadas no setor de exploração e da produção de petróleo, por meio da geologia e engenharia”, explica.

Os participantes são geólogos, engenheiros, físicos e geofísicos, sendo dez brasileiros, oito portugueses e dois africanos. De acordo com Brito, a ação faz parte de um acordo firmado pelos governos do Brasil e Portugal na área de ciência e tecnologia. “Esta iniciativa insere-se no plano de internacionalização da Universidade e atende às demandas de capacitação derivadas das descobertas do pré-sal”, conclui.

Com duração de um ano, o curso completo é subdividido em 14 módulos de 40 horas cada. Serão realizados também dois trabalhos de campo, um no Brasil e outro em Portugal. Alguns dos módulos serão oferecidos à distância, por meio de videoconferência. As aulas presenciais serão ministradas pelas cinco universidades participantes. Em Portugal, as aulas ocorrerão entre os dias 14 de maio e 22 de junho, com participação de professores da Unesp.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19