Cooperação

Unctad vai assessorar pequenas e médias empresas do setor de petróleo

Ex-ministro Rubens Ricúpero diz que entidade ligada à ONU pretende reproduzir no Brasil experiências bem-sucedidas em países como Angola e Nigéria. Objetivo é desenvolver "cluster" de pequenas e médias empresas brasileiras.


08/06/2004 03:00
Visualizações: 225
A Conferência das Nações Unidas para Cooperação e Desenvolvimento (Unctad) vai assessorar pequenas e médias empresas brasileiras presentes na cadeia do petróleo. O secretário-geral da Unctad, o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricúpero, justificou que a iniciativa tem por objetivo aproveitar o potencial aberto pelos investimentos das operadoras petrolíferas e constituir, no país, o que tecnicamente é conhecido como cluster, um pólo industrial voltado especificamente para a atividade petrolífera.
Ricúpero participou nesta terça-feira (08/06) da abertura do seminário Gerenciamento de Riscos e Aproveitamento de Oportunidades para Companhias Locais no Setor de Petróleo e Gás, promovido no Rio pela Unctad, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ministério de Minas e Energia. Na ocasião, lembrou que a entidade a qual preside já desenvolveu esse mesmo trabalho em países da África como Angola e Nigéria, que têm na atividade petrolífera a principal fonte de recursos.
Segundo ele, além de assessoria em análise de riscos, a Unctad pode orientar a inserção das empresas no mercado de títulos de dívida e de emissão de cotas de carbono. A Unctad, lembrou o executivo, foi a primeira instituição do mundo a estruturar um projeto nesse mercado que, atualmente, já começa a movimentar milhões em todo o mundo. Na avaliação do ex-ministro, as empresas brasileiras ainda não se deram conta do potencial do mercado de cotas de carbono para alavancagem de recursos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13