Oportunidade

Últimos dias para se inscrever em um dos oito programas de mestrado e doutorado do CTC/PUC-Rio

Redação/Assessoria
17/11/2017 17:11
Visualizações: 286

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para oito cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), que começarão no primeiro semestre de 2018. As inscrições podem ser feitas online, e os interessados devem manter-se atentos às datas, conforme detalhado abaixo:

1. Engenharia Civil - até 30/11/2017

2. Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – até 30/11/2017

3. Engenharia de Produção - até 19/11/2017

4. Engenharia Elétrica - até 03/12/2017

5. Engenharia Mecânica - até 30/11/2017

6. Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional) – até 09/02/2018

7. Matemática - até 02/12/2017

8. Metrologia (Mestrado) - até 01/12/2017

De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2013-2016) — ­ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do País, com notas de um a sete, ­ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do País. No CTC, dos 12 programas avaliados, cinco receberam nota máxima (Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Matemática e o Mestrado em Metrologia), dois ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Física), somando sete programas cujas notas têm nível de excelência internacional. Os demais programas do CTC conquistaram notas de excelência nacional: três foram avaliados com nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e Engenharia de Produção) e, para os programas de mestrado profissional (onde a nota máxima é cinco), o de Logística recebeu nota quatro e o de Engenharia Urbana e Ambiental, nota três.

A procura pelos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio tem aumentado ano a ano. De 2016 para 2017, por exemplo, o aumento registrado foi de 15%, confirmando a tendência de anos anteriores. “A formação de cientistas e pesquisadores revela-se uma ação essencial para o desenvolvimento do Brasil. Este aumento confirma o interesse dos jovens por esta área de atuação”, ressalta o Prof. Márcio Carvalho, coordenador setorial de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.

Sendo um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País, com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação, o CTC/PUC-Rio investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, permitindo uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o País.

Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral

O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade.

A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC-Rio pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/ e os editais podem ser consultados no link http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2.

Veja aqui os detalhes de cada um dos cursos de pós-graduação com inscrições abertas:

Engenharia Civil - Inscrições até 30/11/2017 - Conceito 6 na CAPES

O Programa oferece cursos de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. A primeira conta com nove linhas de pesquisa: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aços e Mistas, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Instabilidade e Dinâmica da Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não Convencionais e Sustentabilidade, Métodos Variacionais e Computacionais e Novas Metodologias na Engenharia. Já a Geotecnia, possui cinco linhas divididas em: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental e Mecânica das Rocha e Geologia de Engenharia.

Mais informações: http://www.civ.puc-rio.br/apresentacao/

Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - Inscrições até 30/11/2017 - Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciência e Engenharia de Materiais ou Engenharia de Processos e Meio Ambiente. Ao todo são dez linhas de pesquisas dividas em: Desempenho e Integridade de Materiais, Extração, Síntese e Processamento Químico de Materiais, Junção de Materiais, Materiais Nanoestruturados / Caracterização, Materiais Nanoestruturados / Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais, Siderurgia, Tecnologias Ambientais, Transformações de Fases e Tecnologia Mineral.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_doutorado_materiais.pdf

Engenharia de Produção - Inscrições até 19/11/2017 - Conceito 5 na CAPES

As seis linhas de pesquisa oferecidas são: planejamento de sistemas de transporte e logística, programação e controle de sistemas de transporte de logística, mercado de capitais, finanças corporativas, planejamento de sistemas de produção e operações, programação e controle de sistemas de produção e operações. As pesquisas estão inseridas nas áreas de concentração de Transporte e Logística, Finanças e Análise de Investimentos, e Gerência da Produção. Dos 20 programas de Engenharia de Produção que têm mestrado e doutorado avaliados no País, dois deles atingiram a nota máxima (sete). Nenhum chegou à nota seis e, além da PUC-Rio, outras quatro conquistaram nota cinco, confirmando seu elevado valor acadêmico para seus futuros mestrandos e doutores.

Mais informações: http://www.ind.puc-rio.br/ensino/pos-graduacao/apresentacao/

Engenharia Elétrica - Inscrições até 03/12/2017 - Conceito 7 na CAPES

Os candidatos ao título de mestre e doutor podem se inscrever nos programas oferecidos em Engenharia Elétrica em uma das seis áreas de concentração: Sistemas de Energia Elétrica, Métodos de Apoio à Decisão, Nanotecnologia, Processamento de Sinais, Automação e Robótica, Eletromagnetismo Aplicado e Sistemas de Comunicações.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/progele.html.

Engenharia Mecânica - Inscrições até 30/11/2017 - Conceito 7 na CAPES

Desde sua criação, o programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC-Rio vem recebendo nota máxima no processo de avaliação da CAPES. Os cursos de mestrado e doutorado são divididos em três áreas de concentração: Termociências, Mecânica Aplicada e Petróleo e Energia, com oito linhas de pesquisa. A seleção dos candidatos será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de referência. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos.

Mais informações: http://www.mec.puc-rio.br/?pag=pos_apresentacao.

Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional) - Inscrições até 09/02/2018 - Conceito 3 na CAPES

O curso está vinculado ao departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e é oferecido em associação com a Technische Universitat Braunschweig, da Alemanha. O objetivo do curso é formar profissionais competentes com ampla visão multidisciplinar de modelos de desenvolvimento sustentável para as cidades brasileiras, integrando conhecimentos de planejamento urbano, engenharia ambiental, transportes, engenharia sanitária, infraestrutura, energia, administração, sociologia, logística, gerenciamento de resíduos e de recursos naturais em ambiente urbano a fim de que o aluno seja capaz de desenvolver análises e estudos complexos para a solução de problemas do mundo real, usando plenamente métodos científicos e técnicas avançadas. Esta pós-graduação não oferece bolsas de órgãos de fomento.

Mais informações: http://www.urb.puc-rio.br/pdfs/edital_2018.pdf

Matemática - Inscrições até o dia 02/12/2017 - Conceito 7 na CAPES

Com áreas de concentração em Matemática Pura ou Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece nove linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima. Esta é a primeira vez que o curso de Matemática conquista a nota sete. Em 2012, o curso já havia recebido conceito de excelência. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática de ponta, e tem colaborações com os maiores centros de pesquisa internacionais.

Mais informações: http://www.mat.puc-rio.br/posgraduacao.htm.

Metrologia (Mestrado) - Inscrições até 01/12/2017 - Conceito 5 na CAPES

O Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o programa beneficia-se da conjunção de competências e infraestruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. O Mestrado aprimora a formação de engenheiros, físicos, químicos, estatísticos e profissionais interessados na Metrologia e suas áreas correlatas, capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições. O programa estrutura-se em três grandes linhas de pesquisa: (i) Instrumentação e Medição, voltada à concepção, avaliação e aplicação de instrumentos e sistemas de medição inovadores, operacionalmente eficientes e metrologicamente confiáveis; (ii) Redes Inteligentes de Energia, perseguindo inovações tecnológicas da comunicação e informação para a configuração de redes inteligentes de energia e maior eficiência energética; e (iii) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade, voltada para o estudo de modelos e pesquisas empíricas de gestão estratégica da inovação e sustentabilidade corporativa, buscando-se evidenciar o papel da Tecnologia Industrial Básica (TIB) no ciclo de inovação das organizações.

Mais informações: http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/download/editais/mestrado_metrologia.pdf

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19