Energia

UHE Santo Antônio faz primeiros testes em turbina

Os testes avaliam o desempenho do equipamento, variando a velocidade de operação entre 25% e 100% da capacidade. A turbina entra em operação na próxima semana. A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela operação da usina, tem em sua composição acionária Eletrobras Furnas,

Redação
22/12/2011 17:39
Visualizações: 91
A UHE Santo Antônio, que está em construção no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), fez hoje (22) testes de giro mecânico na primeira turbina que entra em operação na próxima semana. Estes testes avaliam o desempenho do equipamento, variando a velocidade de operação entre 25% e 100% da capacidade do equipamento e foram realizados sem qualquer impacto na ictiofauna (peixes).

Pesando cerca de 900 toneladas, a Unidade Geradora possui dois componentes internos que produzem a energia. Apesar das grandes dimensões, o espaço entre estas peças é menor que 2 cm, o que requer rigorosos testes para verificar o comportamento da turbina com relação à estabilização de temperaturas, balanceamento e nível de vibrações em altas velocidades.

A UHE Santo Antônio representa um investimento de R$ 16 bilhões, dos quais R$ 1,3 bilhão direcionados à programas de sustentabilidade. A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela operação da usina, tem em sua composição acionária Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e FIP.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20