Internacional

UE solicita que Rússia e Ucrânia cheguem a acordo sobre preços do gás

Chefe de política externa da União Européia pede que governos dos dos países retornem à mesa de negociações.

Redação
03/01/2006 02:00
Visualizações: 61

O chefe de política externa da União Européia, Javier Solana, solicitou aos governos da Ucrânia e da Rússia a retomarem as negociações na disputa de preços para entrega de gás que afetou o abastecimento da Europa. “Ele (Solana) tem sido atuante em contatos telefônicos tanto com ucranianos quanto com russos, falando com (o ministro de Relações Exteriores ucraniano, Boris) Tarasyuk e com oficiais russos”, informou a porta-voz do chefe europeu, Cristina Gallach. “Sua principal mensagem tem sido uma tentativa de colocá-los de volta à mesa de negociações”, completou, informando que Solana não tem planos para visitar Moscou ou Kiev .

A Rússia retomou nesta terça-feira (3/1) a entrega total de gás para países da Europa por meio do gasoduto que passa pela Ucrânia, depois cortar o fornecimento em meio a uma disputa de preços. Moscow quer aumentar o preço pago por Kiev para um nível similar ao pago por países da Europa Ocidental. Oficiais ucranianos informaram Solana de que Kiev aceita a necessidade de pagar um preço mais alto, mas quer negociar o prazo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19