Internacional

Tufão Muifa obriga paralisação de refinaria da Petrobras no Japão

Agência Reuters
04/08/2011 14:55
Visualizações: 54
Xangai e a província vizinha de Zhejiang, na China, estão se preparando para um forte tufão que deve atingir a região nesse final de semana, e autoridades estão realizando planos de contingência para fechar os portos caso necessário.

O tufão Muifa se aproximava de Okinawa, no sudoeste do Japão, por volta das 6h30 (horário de Brasília) de hoje (4), e obrigou a refinaria japonesa Nansei Sekiyu KK, da Petrobras, a suspender desde a noite de quarta-feira (3) as operações marítimas em sua refinaria Nishiara, que produz 100 mil barris por dia.

O Muifa deve atingir Xangai e um trecho da costa leste do país, incluindo a cidade portuária de Ningbo, ao sul, no domingo, com ventos de cerca de 180 quilômetros por hora, segundo previsões da Tropical Storm Risk (www.tropicalstormrisk.com).

A China emitiu um alerta laranja para navios e barcos pesqueiros, o segundo nível de alerta mais alto, disse a agência de notícias Xinhua hoje, acrescentando que o Muifa deve ser um dos tufões mais fortes a atingir a China nos últimos anos.

Xangai é o maior porto de cargas do mundo. Segundo um porta-voz de um dos portos da cidade, Waigaoqiao, autoridades portuárias estavam monitorando a situação e suspenderiam as operações se o impacto do tufão fosse suficientemente grave.

Jinbao, um jornal local da província de Zhejiang administrada pela agência Xinhua, disse que autoridades da cidade portuária de Ningbo ordenaram que barcos de pesca, passageiros e outros, voltassem ao cais até esta noite pois a expectativa era de grandes ondas.

Autoridades provinciais também estavam preparando para a possibilidade de retirar a população das áreas costeiras, segundo uma notícia no site do governo central.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20