Oportunidade

Treinamento técnico em engenharia de software com bolsa da FAPESP

Redação/Assessoria Fapesp
27/08/2019 11:55
Visualizações: 442

Estão abertas as inscrições, até 30 de agosto de 2019, para uma vaga de treinamento técnico nível cinco (TT-5) com bolsa da FAPESP, oferecida pelo “Projeto do High-Level trigger para a Fase II da atualização do CMS”, desenvolvido no Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O bolsista selecionado vai trabalhar no desenvolvimento do sistema de aquisição de dados para a atualização da Fase II do experimento Compact Muon Solenoid (CMS). O CMS é um dos experimentos que analisam dados do Large Hadron Collider (LHC) da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), instalado em área entre a Suíça e a França.

O experimento CMS está equipado com um sistema de aquisição de dados projetado para inspecionar as informações do detector na frequência de cruzamento do LHC e selecionar eventos para arquivamento e posterior análise.

O candidato selecionado deverá participar da atualização do código do Gatilho de Alto Nível (HLT) para a Fase II; identificar e adaptar os algoritmos do HLT mais compatíveis com GPUs; participar da otimização dos algoritmos, tanto em termos de eficiência quanto de velocidade; trabalhar em um conjunto de validação para os algoritmos adaptados; e integrar os algoritmos na estrutura de software existente usada pelo experimento, além de estar disponível para viagens esporádicas ao Cern.

Os candidatos devem ter, pelo menos, um doutorado em Ciência da Computação ou Engenharia de Software e pelo menos cinco anos de experiência no setor.

As habilidades e qualificações procuradas para a oportunidade incluem conhecimento em programação orientada a objetos, em programação multithread e thread-safe e em desenvolvimento de software para GPUs; experiência em problemas de reconhecimento de padrões, em computação de alto desempenho/alto rendimento e em Python; e proficiência em C++ moderno e na língua inglesa.

O candidato pode se inscrever enviando e-mail para o coordenador do projeto, o físico Thiago Tomei (thiago.tomei@sprace.org.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/3071.

Na categoria de Bolsa TT-5, a vaga é voltada a profissional graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), sem vínculo empregatício, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 7.372,40 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13