Multa

Transpetro recebe multa de R$ 50 milhões por vazamento no Rio de Janeiro

Subsidiária informou que o vazamento foi contido.

Agência Brasil
19/03/2015 13:32
Visualizações: 63

O Conselho Diretor do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro aplicou multa de R$ 50 milhões à Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), por causa do vazamento de óleo, ocorrido segunda-feira (16), no Terminal Baía da Ilha Grande, no município fluminense de Angra dos Reis.

A decisão foi tomada em reunião emergencial na tarde de hoje (18). O Inea acusa a Transpetro de não ter dado as informações corretas a respeito do caso. De acordo com o instituto, após a empresa revelar que houve o vazamento, equipes de emergência do órgão se dirigiram ao local e sobrevoaram a área indicada. A quantidade de óleo que vazou, então observada, foi pouco significativa, estimada em cerca de 560 litros. No entanto, em novo sobrevoo nesta quarta, os técnicos verificaram que a extensão da mancha é muito maior, “o que leva a crer que a empresa omitiu informações ao Inea”, completou o órgão em nota.

Também em comunicado, a Transpetro confirmou que logo após o vazamento ser detectado informou sobre o problema aos órgãos ambientais e marítimos, mas negou que tenha dado informações incorretas. “A Transpetro não omitiu qualquer informação das autoridades competentes, que acompanham desde o início os trabalhos de contenção e remoção. A companhia esclareceu ainda que em nenhum momento transmitiu a esses órgãos informações sobre o volume derramado, pois a apuração não foi concluída”.

A Transpetro revelou que as operações foram imediatamente interrompidas e o vazamento contido, logo que foi identificado o transbordamento de um dos tanques de lastro do navio Gothemburg, onde havia óleo misturado com água.

De acordo com a empresa, as suas equipes estão usando embarcações, barreiras de contenção e barreiras absorventes para conter o vazamento e recolher o produto derramado. Além disso, instaurou comissão interna para apurar as causas do incidente.

Na nota, a companhia destacou que todas as suas operações obedecem à legislação vigente e que permanece trabalhando no local do vazamento para reduzir os efeitos causados pelo incidente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20