Latin Upstream

Total quer integração no cone sul para escoar gás da Bolívia

O diretor geral da Total no Brasil, Patrick Pluen, defende a integração gasífera regional como fator fundamental para manter investimentos na exploração de gás na Bolívia. O país andino continua entre as prioridades da companhia, assim como Brasil e Colômbia.


17/04/2007 03:00
Visualizações: 92

O diretor geral da Total E&P no Brasil, Patrick Pluen, admite a possibilidade de participar em uma nova licitação de expansão do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), caso a proposta seja lançada. O executivo afirmou, durante a conferência Latin Upstream, que ocorre durante os dias 17 e 18 de abril no Rio de Janeiro, que considera a integração gasífera da América do Sul um fator importante para a manutenção das atividades de Exploração e Produção de gás na região.

"É importante ter reservas de gás, mas também é importante vender o produto e um dos mercados mais ativos no momento é o Brasil, também Argentina e Chile, embora tenha problemas políticos com a Bolívia", comentou.

A Total tem participações em campos de gás natural na Bolívia e mantém o país entre suas prioridades na região apesar das mudanças políticas decorrentes da nacionalização dos hidrocarbonetos.

"As reservas de gás na Bolívia são volumes importantes e esperamos o fim das negociações sobre os contratos. O que queremos é estabilidade política e regras claras", resume.

Além de investimentos na Bolívia, a Total inclui a exploração de líquidos na Colômbia e a participação na Nona Licitação da Agência Nacional do Petróleo no Brasil como prioridades de investimentos na região. A companhia ainda tem expectativa de produção na Venezuela e em Trinidad e Tobago.

Em 2006, a Total produziu 96 mil barris de óleo equivalente por dia na Venezuela, 21 mil de boepd na Bolívia, 78 mil boepd na Argentina e 9 mil boepd em Trinidad e Tobado. A companhia atua em 41 países, com produção em 29 deles, perfazendo um total de 2,489 milhões de barris óleo equivalente por dia. A reserva provada da total é de cerca de 11,1 bilhões de barris de óleo equivalente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19