Bacia de Santos

Testes na área de Tupi revelam grandes reservas de óleo leve

Em comunicado distribuído a seus acionistas, a Petrobras informou ter concluído a análise dos testes de formação do segundo poço da área denominada Tupi, no bloco BM-S-11 da Bacia de Santos. O teste revelou um potencial de volume recuperável de óleo leve (28º API) de 5 a 8 bilhões de barr

Petrobras
08/11/2007 02:00
Visualizações: 232
A Petrobras é operadora da área e detém 65%, enquanto a britânica BG Group detém 25% e a portuguesa Petrogal - Galp Energia, 10%.

O comunicado diz ainda que a estatal também realizou uma avaliação regional do potencial petrolífero do pré-sal que se estende nas bacias do Sul e Sudeste brasileiros. De acordo com o estudo, os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo.





Os poços que atingiram o pré-sal e que foram testados pela Petrobras mostram, até agora, alta produtividade de petróleo leve e de gás natural. Esses poços se localizam nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos. As rochas do Pré-sal são reservatórios que se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral do Espírito Santo até Santa Catarina, ao longo de mais de 800 km de extensão por até 200 km de largura, em lâmina d’água que varia de 1.500m a 3 mil metros e soteramento entre 3 mil e 4 mil metros.


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20