Semana de Petróleo e Gás da UFRJ

Terminou hoje a nona edição da Semana de Petróleo da UFRJ

Evento realizado no Centro de Tecnologia da UFRJ.

Redação TN Petróleo
17/10/2014 19:48
Visualizações: 95

 

A nona edição da Semana de Petróleo da UFRJ (SPEtro), realizada no Centro de Tecnologia da UFRJ, terminou hoje (17/10), depois de cinco dias de palestras, mini-cursos, visitas técnicas, exposição de equipamentos, competição de trabalhos e a participação de algumas das maiores empresas petrolíferas do mundo. O tema este ano — “Brasil: Investindo no presente para desenvolver o futuro” — foi escolhido em razão do novo cenário que se esboça no setor de petróleo e gás, trazendo desafios que envolvem as mais diversas engenharias e geociências, e que demandam novas tecnologias.
 
 
Segundo os organizadores — o Capítulo de Estudantes SPE/UFRJ e o Curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ — o evento atingiu a meta de público pretendida. Foram 1.100 pessoas ao todo visitando a área dos expositores e participando das palestras e mini-cursos.
Dentre as grandes empresas, estavam a Halliburton, Baker Hughes, BG Brasil, Barra Energia, Schlumberger, Shell, FMC e Geo Hub; além da Chevron, Total, Queiroz Galvão Óleo e Gás, Sete Brasil e Petrobras. Uma das grandes novidades foram as sondas de perfuração para o pré-sal, apresentadas pela Sete Brasil — 29 ao todo, entre plataformas e navios-sonda. A Petrobras, por sua vez, levou para a SPEtro o modelo tectono-extratigráfico do pré-sal da Bacia de Campos, apresentado pelo geólogo Moisés Calazans.  
As palestras tiveram participação expressiva de público. César Cainelli, Vice-presidente de exploração da Barra Energia; Lúcia Andrade, vice-presidente de projetos da BG Brasi; e Armando Ferreira, gerente executivo de reservatórios e reservas da OGpar, foram alguns dos nomes de destaques entre os palestrantes. 
Especialistas e profissionais realizaram mini-cursos, também muito procurados. Entre eles: Mariana Bressan, coordenadora do projeto de caracterização de reservatórios da Baker Hughes; Bruno William, supervisor de perfuração da Shell; e Paulo Nolasco, superintendente de produção e suporte técnico da Queiroz Galvão Óleo e Gás. Ao todo, 25 mini-cursos foram realizados. Um dos mais procurados, ministrado por Marcelo Madeira, da Halliburton, foi sobre o software Nexus. 
Entre os trabalhos apresentados este ano, seis foram submetidos por estudantes de graduação e outros cinco, por alunos de pós. Foram seis as visitas técnicas a empresas do Parque Tecnológico, e ao Cenpes da Petrobras. A procura também foi grande para o processo seletivo realizado pela Haaliburton e Baker Hughes, com a recrutadora Ihana Leal.

A nona edição da Semana de Petróleo da UFRJ (SPEtro), realizada no Centro de Tecnologia da UFRJ, terminou hoje (17/10), depois de cinco dias de palestras, mini-cursos, visitas técnicas, exposição de equipamentos, competição de trabalhos e a participação de algumas das maiores empresas petrolíferas do mundo.

O tema este ano — “Brasil: Investindo no presente para desenvolver o futuro” — foi escolhido em razão do novo cenário que se esboça no setor de petróleo e gás, trazendo desafios que envolvem as mais diversas engenharias e geociências, e que demandam novas tecnologias.  

Segundo os organizadores — o Capítulo de Estudantes SPE/UFRJ e o Curso de Engenharia de Petróleo da UFRJ — o evento atingiu a meta de público pretendida.

Foram 1.100 pessoas ao todo visitando a área dos expositores e participando das palestras e mini-cursos.

Dentre as grandes empresas, estavam a Halliburton, Baker Hughes, BG Brasil, Barra Energia, Schlumberger, Shell, FMC e Geo Hub; além da Chevron, Total, Queiroz Galvão Óleo e Gás, Sete Brasil e Petrobras. Uma das grandes novidades foram as sondas de perfuração para o pré-sal, apresentadas pela Sete Brasil — 29 ao todo, entre plataformas e navios-sonda.

A Petrobras, por sua vez, levou para a SPEtro o modelo tectono-extratigráfico do pré-sal da Bacia de Campos, apresentado pelo geólogo Moisés Calazans.  

As palestras tiveram participação expressiva de público. César Cainelli, Vice-presidente de exploração da Barra Energia; Lúcia Andrade, vice-presidente de projetos da BG Brasi; e Armando Ferreira, gerente executivo de reservatórios e reservas da OGpar, foram alguns dos nomes de destaques entre os palestrantes. 

Especialistas e profissionais realizaram mini-cursos, também muito procurados. Entre eles: Mariana Bressan, coordenadora do projeto de caracterização de reservatórios da Baker Hughes; Bruno William, supervisor de perfuração da Shell; e Paulo Nolasco, superintendente de produção e suporte técnico da Queiroz Galvão Óleo e Gás.

Ao todo, 25 mini-cursos foram realizados. Um dos mais procurados, ministrado por Marcelo Madeira, da Halliburton, foi sobre o software Nexus. 

Entre os trabalhos apresentados este ano, seis foram submetidos por estudantes de graduação e outros cinco, por alunos de pós.

Foram seis as visitas técnicas a empresas do Parque Tecnológico, e ao Cenpes da Petrobras. A procura também foi grande para o processo seletivo realizado pela Halliburton e Baker Hughes, com a recrutadora Ihana Leal.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19