Bahia

Termelétrica da Petrobras recebe o nome de Celso Furtado

A Petrobras realizou nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, em Mataripe, município de São Francisco do Conde, na Bahia, o descerramento de placa na Usina Termelétrica Termobahia, que recebeu o nome de Usina Termelétrica Celso Furtado.

Petrobras
09/02/2007 02:00
Visualizações: 1760

A unidade localiza-se ao lado da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e tem capacidade instalada de 260 MW e 400 toneladas/hora de vapor operando em ciclo combinado (cogeração - processo no qual os gases gerados pela turbina a gás são reaproveitados na produção de vapor ou energia elétrica). Participaram da cerimônia o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo e o diretor da área de Gás e Energia, Ildo Sauer.
 
A Usina Termelétrica Celso Furtado é uma das 13 termelétricas que compõem o parque gerador da Petrobras. O vapor proveniente da termelétrica é usado na RLAM reduzindo o consumo de combustível para produzir o seu próprio vapor, fato que contribui também para reduzir as emissões atmosféricas. Além de suprir a Refinaria com vapor, aumentando sua confiabilidade, a termelétrica também fornecerá energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
 
A unidade entrou em operação comercial no início de 2004 e possui sistemas de monitoramento e controle de emissões de última geração. O gás natural utilizado na usina vem dos poços da Petrobras da região, que teve sua produção consideravelmente aumentada com a entrada em operação do campo de Manati, na Baía de Camamu. A médio prazo, a usina também se beneficiará com a implantação do sistema de gasodutos que integrará o país, como o Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste), que possibilitará o recebimento do gás proveniente das bacias de Campos, Vitória e Santos.
 
A Termelétrica oferece, assim, segurança estratégica de fornecimento de energia e vapor. O aumento da disponibilidade de energia elétrica é fator essencial também para estimular a implantação de novos empreendimentos, principalmente na região Nordeste.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20