acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Empresas

Tecnologia WEG em obra pioneira da Petrobras

20/08/2010 | 14h11
A WEG Tintas irá fornecer produtos para a maior obra da Petrobras em construção atualmente no país: Refinaria Abreu e Lima (RNEST).

O empreendimento está sendo construído no município de Ipojuca, a 45 km de Recife, no estado de Pernambuco, no Complexo Industrial e Portuário de Suape. A Refinaria do Nordeste vai processar mais de 200 mil barris de petróleo por dia, o que equivale a 33 milhões de litros. A produção anual prevista ainda inclui 682 mil m³ de nafta petroquímica, 1.236 mil toneladas de GLP, 9,5 milhões de toneladas de diesel e 2,2 milhões de toneladas de coque. Esta refinaria também produzirá o chamado “H-Bio”, a partir da mistura de biodiesel com diesel comum.


A RNEST será a primeira refinaria de petróleo totalmente edificada com tecnologia nacional e, segundo a Petrobras, a mais moderna já construída em território nacional. Também será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado – que representa cerca de 80% de todo o petróleo produzido no Brasil – com o mínimo de impactos ambientais e produção de combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos, de 10 ppm de enxofre.


Além disso, o óleo pesado custa cerca de quinze dólares a menos que o óleo Brent, padrão de petróleo leve com preço tabelado na Grã-Bretanha, o que garantirá vantagens econômicas consideráveis ao Brasil, já que a refinaria venderá diesel, derivado de maior rentabilidade no país.
 

Por conta da certificação emitida pelo Centro de Pesquisa Petrobras, o CENPES, as tintas WEG serão usadas na pintura interna e externa dos tanques de armazenamento de petróleo e derivados da Refinaria. Ela contará com produtos das linhas LACKPOXI N 2630, N 2629 e N 2288 e LACKTHANE N 2677. No total, serão 72 tanques – quase 1 milhão de m² de área pintada – que consumirão aproximadamente 1 milhão de litros de tinta. Estes produtos foram fornecidos por meio dos consórcios TAG e Techint/Confab/Usiminas, que são os responsáveis pela construção dos tanques.


Vale ressaltar que, dentro de toda a Refinaria, estes são os equipamentos que mais consomem tintas. Serão investidos US$ 4,05 bilhões para a construção da Refinaria Abreu e Lima e, no pico das obras, mais de 18.000 trabalhadores estarão nos canteiros. O prazo oficial para que ela entre em operação é julho de 2011, com 800 empregados próprios e cerca de 700 contratados permanentes.


Apesar da normatização, a WEG oferece diferenciais no atendimento, na logística e no acompanhamento da obra. Além disso, o grande histórico de fornecimentos no segmento de Oil & Gas, com as plataformas P-52, P-54, P-56, P-59, P-60 e Mexilhão, além de refinarias como REFAP, REPLAN, REDUC, REVAP, conferem à WEG Tintas o expertise necessário para novamente consolidar-se como um dos maiores fornecedores de tintas da Petrobras.


Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar