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GNV

Tecnologia para utilização de GNV em veículos pesados

09/06/2016 | 14h10
Tecnologia para utilização de GNV em veículos pesados
Divulgação Divulgação

A redução do impacto ambiental gerado pelo óleo diesel e a economia no consumo de combustível são os principais motivos para a difusão do uso de gás natural veicular (GNV) em caminhões, ônibus e outros veículos pesados. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), mais de 600 mil veículos pesados utilizam o GNV em todo o mundo, e as empresas brasileiras começam a demonstrar interesse por esse modelo, que já conta com exemplos de sucesso no Paraná.

No Estado, há sete meses, dois caminhões rodam utilizando o gás natural veicular no sistema dual fuel, que possibilita a utilização alternada de diesel e GNV, gerando uma economia de até 50% e reduzindo em até 70% a emissão de gases poluentes. De acordo com o técnico operacional da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Georg Kandauroff, essa tecnologia usa o combustível de maneira inteligente. Diferente do modelo GNV convencional, aplicado em motores de ciclo Otto (em que a injeção de gás ocorre em substituição à injeção de gasolina ou etanol), no Dual Fuel a injeção do gás natural é feita junto ao diesel, ou seja, simultaneamente. Dessa forma, o GNV substitui parte do óleo na queima, mantendo a potência do motor.

“O principal diferencial do Dual Fuel é o seu aparelho de gerenciamento eletrônico, que permite controlar os sistemas de injeção dos dois combustíveis, proporcionando maior eficiência. Além disso, utilizar o GNV também prolonga a vida útil do motor, aumentando o intervalo de troca de óleo”, afirma Georg. Ele explica que, por meio do sistema, é possível substituir de 30% a 70% do diesel por GNV. O kit para a utilização de gás natural em veículos pesados é muito parecido com o do carro convencional, de acordo com o técnico. Ao invés de substituir o combustível por completo, porém, ele adiciona o gás natural ao diesel.

O sistema Dual Fuel será apresentado pela Compagas durante a 8ª edição da Autopar – Feira De Fornecedores Da Indústria Automotiva, que será realizada de 8 a 11 de junho no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Técnicos da companhia estarão à disposição no estande do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR) para esclarecer dúvidas sobre o sistema e explicar as vantagens do gás natural veicular.

Autopar

Data: 8 a 11 de junho

Local: Expotrade

Horário: Quinta a sexta-feira, das 14h às 21h. Sábado, das 9h às 17h.

Endereço: Rod. João Leopoldo Jacomel, 10.454, Vila Amélia. Pinhais. Paraná.

Site: www.feiraautopar.com.br

Sobre a Compagas: concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Empresa de economia mista, tem como aci,0onista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol). Atualmente, a Compagas conta com mais de 32 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.

 

 



Fonte: Assessoria Compagas/Redação
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