Gás Natural

Tarifas do gás natural reduzem e competitividade do GNV cresce ainda mais

Consumidores podem sentir redução em todos os segmentos, mas GNV amplia a competitividade frente aos combustíveis líquidos.

Assessoria Gasmig/Redação
05/05/2016 14:04
Tarifas do gás natural reduzem e competitividade do GNV cresce ainda mais Imagem: Cortesia Gasmig Visualizações: 303

O usuário de gás natural de Minas Gerais vai perceber, a partir deste mês de maio, uma redução nos preços cobrados pelo energético. A queda do valor internacional do barril de petróleo e a maior estabilidade do dólar refletiu na diminuição do custo de aquisição do gás fornecido pela Petrobras, o que motivou a redução das tarifas praticadas pela Gasmig, homologadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). A expectativa da Companhia é que o resultado seja sentido pelos consumidores finais, que deverão receber os descontos no valor do produto repassados pelos postos revendedores de GNV.

O gás natural está sendo fornecido com preços menores desde o dia 1º de maio, após a publicação da Resolução SEDE n° 3 no Diário Executivo, do dia 30 de abril. Apesar de todos os segmentos perceberem a redução, o destaque fica para os usuários de Gás Natural Veicular (GNV), que pagarão cerca de 2,17% menos pelo produto.

O coordenador de GNV da Gasmig, Welder Souza, ressalta que, nas atuais condições, o gás natural torna-se ainda mais competitivo em relação à gasolina e o etanol, que passaram por aumentos após a mudança de alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais. “Continuamos na contramão da energia elétrica, da gasolina, do etanol e do óleo diesel e isto reforça a opção do gás natural como alternativa energética econômica e aliada das iniciativas sustentáveis, por sua baixa emissão de poluentes. A economia para o usuário do GNV já ultrapassa 55%”, ressalta.

Atualmente, cerca de 30 mil consumidores utilizam o GNV no estado. Para fazer a conversão ao gás natural, basta entrar em contato com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) para retirar uma autorização, em seguida, levar o veículo até uma das convertedoras homologadas pelo INMETRO (clique aqui) e, depois, realizar uma inspeção veicular em um dos Organismos de Inspeção Acreditados também pelo INMETRO (clique aqui). O investimento para aquisição do serviço, de cerca de R$3.500,00, que pode ser recuperado nos primeiros 15.000 km rodados. “Para quem roda uma média de 5.000 km por mês – caso dos taxistas, frotistas e representantes comerciais, por exemplo, o investimento é pago em apenas 3 meses”, destaca o coordenador.

Os cerca de 5 mil clientes atendidos pela Gasmig, inclusive nos demais segmentos – industrial, pequenos comércios, residencial, gás natural comprimido e liquefeito (GNC/GNL) -, também vão aproveitar o desconto repassado ao consumidor final e, em tempos de orçamentos justos, perceberão os benefícios econômicos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13