Gás natural

Tarifas da Comgás são definidas pela Arsesp

Redação/Assessoria
31/05/2017 12:39
Visualizações: 185

As tarifas da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) serão reajustadas, de acordo com deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) publicada nesta quarta (31/05) no Diário Oficial do Estado.

A decisão reajusta as margens em 2,55%, correspondente à aplicação do IGP-M (3,37%) e do Fator X de Eficiência (-0,82%) e atualiza o custo de gás para os todos os segmentos de consumo (residencial, comercial, industrial e GNV entre outros).

Os percentuais de variação nas tarifas são distintos, conforme o segmento de mercado e o volume de consumo. No segmento residencial, a variação é entre 2,6% a 7,8%. Para os comércios, a variação é de 6,1% a 11,8%. Na indústria, as variações são entre 11,8% e 18,9%. Já a variação das tarifas do Gás Natural Veicular (GNV), aplicado para as postos de combustíveis, será de 6,3%.

O ajuste determinado pela Arsesp é resultado do alinhamento do custo de gás, que acompanha os aumentos do custo do petróleo, que é a base para os preços do gás natural. Estes reajustes ocorrem depois de duas reduções consecutivas das tarifas da Comgás, ocorridas em maio e outubro de 2016.

Em maio de 2016, houve redução de mais de 20% para o segmento industrial. Em outubro, ocorreu outra redução, da ordem de 10%. As tarifas atuais para o segmento industrial, mesmo com este reajuste, são 14% menores que as vigentes em maio de 2015 (todas as variações considerando o consumo acima de 1 milhão m3/mês).

A Comgás conta com 1,7 milhão de clientes, segundo dados divulgados em abril no balanço trimestral. São 1.667.998 clientes residenciais, 15.811 comerciais, 1.160 industriais, 26 projetos de cogeração e 271 postos de combustíveis com GNV.

As tabelas completas com as novas tarifas ficarão disponíveis para consulta a partir do dia 31 de maio de 2017 nos sites da Arsesp (www.arsesp.sp.gov.br) e da Comgás (www.comgas.com.br/tarifas).

Sobre a Comgás - A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

Sobre o gás natural - O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, e para a geração e cogeração de energia. Tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias e comércios, e mais conforto a clientes residenciais.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19